Situação atinge o país, o Estado e também os municípios do Médio Vale do Itajaí
A dificuldade na aquisição de medicamentos afeta o país e o Estado. E consequentemente, as farmácias básicas dos municípios são as primeiras a sentirem os efeitos. Com a escassez, as indústrias direcionam a produção ao setor privado. Em Brusque, a realidade é semelhante a outras cidades do Médio Vale do Itajaí. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, informa que têm pedidos em aberto, em alguns casos desde o início do ano, e isso é determinante para a reposição do estoque. Estão na lista de difícil aquisição alguns antibióticos e dipirona injetável.
A situação atinge a região. De acordo com a nota emitida, na terça-feira (24), pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), o qual Brusque faz parte, a instabilidade do mercado com a falta de insumos, princípios ativos e matéria-prima, a morosidade dos procedimentos legais de recebimento, processamento, julgamento, habilitação e contratação dos novos fornecedores, aliado à falta de efetivo, resultou no acúmulo de demandas, causando o desabastecimento de medicamentos na farmácia básica dos municípios consorciados.
A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi, afirma que a equipe trabalha diariamente para que os medicamentos sejam entregues. “Já estamos tendo algumas faltas. Tínhamos um estoque considerável, mas esse também está diminuindo, com a não reposição, e isso nos preocupa. Ressalto que essa é uma situação nacional e estadual, e é importante que a população esteja ciente. Enquanto equipe, estamos constantemente trabalhando para minimizar as faltas”.
Medicamentos em falta (lista atualizada no dia 24 de maio)
Medicamentos básicos:
- Amoxicilina 50mg/ml suspensão oral
- Amoxicilina + Clavulanato 50mg + 12,5mg/ml suspensão oral
- Azitromicina suspensão
- Escopolamina gotas
- Nimesulida 100mg comprimidos
- Metoclopramida 10mg comprimidos
- Sais de Reidratação Oral
- Ipratrópio gotas
- Prednisolona 3mg/ml solução
- Dipirona 500mg/ml ampola
Medicamentos restritos:
- Doxazosina 4mg comprimidos
- Doxazosina 2mg comprimidos
Medicamentos controlados:
- Tramadol 50mg comprimidos