A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informou recentemente que a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo iniciou já na segunda-feira (4). A imunização começou com os grupos prioritários, onde o público alvo para a vacina contra a gripe são profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. Já a vacina do sarampo para os profissionais de saúde.
Neste ano, o imunizante da gripe vai proteger os brasileiros contra três tipos de vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2 a Darwin) e influenza B (comum). A vacinação contra a gripe permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da patologia, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Por outro lado, a situação relacionada a dengue continua preocupando, mas as ações estão sendo desenvolvidas.
Ariane Beatriz Costa Fischer, Diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, participou ao vivo do Jornal da Diplomata deste sábado e, na entrevista especial, falou sobre os temas a Sergio Ferreira. Acompanhe!