Brusque registrou, no dia 07 de abril, o segundo óbito associado à dengue em 2022. Trata-se de uma mulher de 59 anos, moradora do bairro Primeiro de Maio. Manifestou os primeiros sintomas da doença em 1º de abril. Foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 07 de abril. Não há registro de comorbidades. O caso era autóctone, ou seja, contraído no município.
Confira as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti:
– Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
– Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
– Manter caixas d’agua bem fechadas;
– Remover galhos e folhas de calhas;
– Não deixar água acumulada sobre a laje;
– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
– Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
– Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
– Acondicionar pneus em locais cobertos;
– Fazer sempre manutenção de piscinas;
– Tampar ralos;
– Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
– Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
– Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
– Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
– Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
– Catar sacos plásticos e lixo do quintal.
[14:30, 08/04/2022] +55 55 9947-9644: Idosos e profissionais de saúde podem se vacinar contra gripe e sarampo no drive thru neste sábado (09)
A vacinação ocorre das 9h às 15h, no estacionamento da Uniasselvi
Neste sábado (09), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde realiza um drive thru no estacionamento da Uniasselvi, para vacinação contra gripe e sarampo. Nesta primeira etapa, o público alvo serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. A vacinação ocorre das 9h às 15h. Serão mil doses contra a gripe para o público alvo e doses adicionais de tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), para profissionais de saúde.
Para se vacinar, os idosos precisam apresentar documento com foto e a caderneta de vacina (se tiver), já os profissionais de saúde, algum documento que comprove a profissão (Carteira profissional, crachá, contra-cheque).
A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, pede às pessoas que estão nos grupos prioritários que se vacinem. “Vamos viver outro momento de vacinação, agora contra gripe e sarampo. Com a intenção de facilitar teremos o drive no sábado, já adotamos essa forma de vacinação no passado e funcionou muito bem. Agiliza bastante e é prático para a população”.
O imunizante da gripe vai proteger os brasileiros contra três tipos de vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2 a Darwin) e influenza B (comum). A vacinação contra a gripe permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da patologia, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Em relação a vacina do sarampo, Ariane explica que se o profissional tomou uma dose durante a vida, deverá completar o esquema com duas doses com intervalo de 30 dias.