Reunidos em sessão ordinária nesta terça-feira, 5 de abril, os vereadores aprovaram projetos de lei, ofícios do Poder Executivo pela prorrogação de prazos de respostas, requerimentos, moções e pedidos de informação na Ordem do Dia. Moções de pesar e indicações — matérias que não são submetidas à votação — também foram apresentadas pelos parlamentares.
Em atendimento ao requerimento de autoria do vereador André Rezini (Republicanos), o Poder Legislativo recebeu a coordenadora do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde Patrícia Sophiatti, como representante do secretário Osvaldo Quirino de Souza, para discorrer sobre os trabalhos desenvolvidos pela pasta no combate à Dengue.
Após responder aos vereadores sobre os questionamentos, Patrícia Sophiatti falou à imprensa sobre os temas abordados na sessão.
Entre os requerimentos estava na Ordem do Dia o de Nº 87/2022, do Vereador Jean Carlo Dalmolin, em nova solicitação à Secretária Estadual de Infraestrutura e Mobilidade – SIE de modo que sejam instaladas passarelas ou travessias elevadas para pedestres e ciclistas nas proximidades do Complexo Esportivo do SESI, nos bairros Limeira e Santa Terezinha, em Brusque. Ao final da sessão, Dalmolin comentou sobre a alta demanda por travessias elevadas no município.
Na sessão desta terça-feira, 05, pela maioria de votos, foi rejeitado o requerimento de número 92/2022, da vereadora Marlina Schiessl, que pede por uma Sessão Especial (Audiência Pública) para tratar sobre adoção de medidas preventivas de combate à violência política contra mulher, objetivando tratar os principais aspectos da violência política de gênero. Além da vereadora, o único voto favorável foi do vereador Cassiano Tavares.
Projetos de Lei
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei Ordinária nº 26/2022, de origem executiva, que “Dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do Município de Brusque e dá outras providências”.
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei Ordinária nº 28/2022, que “Institui o Programa Arthur Schlösser de incentivo ao esporte no Município de Brusque, revoga a Lei nº 3.310, de 16 de março de 2010, que criou o Programa Bolsa Atleta, e dá outras providências”.
A respeito do projeto Bolsa Atleta, o vereador André Vechi comentou na tribuna sobre a atualização do edital direcionado ao setor esportivo. Ao final da sessão, Vechi falou ao Jornal da Diplomata.