Centenas de brusquenses rezaram pela paz durante 24 horas, na presença do Santíssimo Sacramento, exposto no altar da igreja Matriz São Luís Gonzaga. O movimento teve início com a missa das 19h, na sexta-feira, 25 de março, e chegou ao fim durante a celebração de sábado, também às 19h.
“Em comunhão com toda a Igreja, seguimos a proposta do Papa Francisco, para que todas as paróquias no mundo dediquem um dia inteiro de oração, no contexto da Quaresma, que é um tempo de conversão. O tema deste ano é inspirado em uma carta de São Paulo aos Colossenses, e diz que, por meio de Cristo, temos o perdão”, destaca o pároco, padre Diomar Romaniv.
Em cerimônia no Vaticano, na sexta-feira, Papa Francisco falou sobre a guerra e consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. “Nós retomamos esta oração que o Papa preparou com carinho e também nos unimos em oração pela paz. Vivemos com profundidade este dia que, como paróquia, dedicamos ao Senhor”, enfatiza o pároco.
Segundo ele, diversos grupos representando as comunidades, pastorais e movimentos se revezaram durante as 24 horas de oração. Em alguns momentos, os padres também estiveram presentes, atendendo confissões.
Força da oração
Na manhã de sábado, a catequista Bianca Nasguewitz Olinger, auxiliou na condução das orações, junto à comunidade, na igreja Matriz. Para ela, o momento foi especial. “Estar na presença de Cristo é algo que toca profundamente meu coração. Eu acredito na força da oração e rezamos pela paz, com ênfase nos idosos, doentes e crianças que sofrem neste momento. Pedimos que Maria interceda pelo fim da guerra”, conta.
A convite dos catequistas, a auxiliar administrativa, Luzia Gamba Adami, também participou do encontro. Ela estava acompanhada pela filha, Valentina, de 11 anos. “Foi um momento maravilhoso, somos gratas por estar aqui”, releva.