A Polícia Civil, por meio da Divisão de Furtos e Roubos de Brusque e Delegacia de Guabiruba, com apoio da DPCO, DIC e DPCAMI de Brusque, deflagrou na tarde desta terça-feira, 5, a “operação fio solto”, que visa combater crimes de receptação de cargas e associação criminosa, na cidade de Guabiruba.
Durante as investigações apurou-se que no dia 25 de setembro, ocorreu um roubo de uma carga de fios de algodão, avaliada em aproximadamente R$ 690.000,00, na cidade São José dos Pinhais-PR.
A DFR tomou conhecimento de que essa carga foi direcionada à cidade de Guabiruba.
Os investigadores trabalharam para identificar as tecelagens que receberam os fios para a produção de tecidos, passando-se a apreender parte da carga no dia 29 do referido mês.
Na medida em a investigação avançava, o principal suspeito da receptação iniciou uma manobra desesperada para tentar ocultar os fios, transportando para diversas empresas, inclusive ocultando em imóveis da família.
No dia ontem, a DFR coordenou uma etapa importante da operação, sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas residências e empresas dos investigados, nas cidades de Brusque, Guabiruba e São João do Itaperiu-SC, logrando êxito em recuperar mais 451 caixas de fios, totalizando mais de 13 toneladas, avaliadas em R$ 420.000,00. Os investigadores também apreenderam uma arma de fogo calibre .32 e 122 munições do mesmo calibre.
Até o presente momento, duas pessoas foram presas, mais de 30 ouvidas e 8 empresas foram vistoriadas.
A Polícia Civil reforça o alerta às empresas de tecelagem para que não coloquem fios na produção antes da apresentação das notas fiscais, pois a conduta pode configurar receptação e fomenta o furto de cargas.