A avenida vai ajudar a desafogar o trânsito da avenida Otto Renaux e da avenida Beira Rio
Desde às 17 horas deste domingo (12), o trânsito na avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, à Beira Rio Margem Esquerda está liberado. A maior obra continua no município trará diversos benefícios para a população e marcará a história da mobilidade de Brusque. Além de facilitar o tráfego na região, e funcionar como um canal extravasor. A prática esportiva também será um atrativo do novo espaço.
A avenida com quatro quilômetros tem início na curva ao final da Avenida Arno Carlos Gracher, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, no Centro. A via acompanha a margem esquerda do Rio Itajaí Mirim e vai até seu último acesso na Ponte João Libério Benvenutti, no Bairro Santa Terezinha, que liga a Rua Luiz Gonzaga Werner à Rodovia Ivo Silveira.
O prefeito Ari Vequi que participou pela manhã das atividades de lazer que marcaram a liberação também esteve no local quando o trânsito foi liberado. De forma simbólica ele retirou a placa de sinalização e depois disso seguiu de automóvel até o final da avenida. “Fico muito feliz por esse momento, trabalhamos com muito empenho para que a obra ficasse pronta. Tenho certeza que trará grandes benefícios para a nossa cidade”, afirmou ele.
As tratativas da obra tiveram início em 2017 com o programa Avançar Cidades, do governo federal. No mesmo ano, em dezembro, o projeto foi selecionado. Em 2018 aconteceu o financiamento após aprovação da Câmara de Vereadores. Seguido a licitação foi dada a ordem de serviço em abril de 2020. Para a execução foram investidos, até o momento, um montante de R$ 24.772.250.
Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira em números
Escavações e transporte de materiais – referência caminhões de 10mil m³
Escavação para corte taludes – 25,35 caminhões
Escavação mecânica de solos inservíveis – 14,12 caminhões
Recomposição com solos retirados de jazida – 13,80 caminhões
Transporte de material com caminhão – 69, 25 caminhões
Proteção das margens do rio
Enrocamento de pedra detonada, arrumada com escavadeira hidráulica –
diâmetro 0,80 m-1,80 t/m – 6mil 795 caminhões m³
Muro de terra armada
Muro de escama de concreto armado em solo reforçado com fita metálica com
altura de 4,0 a 6,0 – 7.299,00 m²- aproximadamente 1.500 metros lineares.
Drenagem pluvial
5.831,00 m-tubo concreto armado, classe pa-1, dn 300 mm
222,00 m-tubo concreto armado, classe pa-2, dn 400 mm
160,00 m-tubo concreto armado, classe pa-2, dn 600 mm
249,00 un-boca de lobo simples-grelha de concreto
Pavimentação e passeios
Pavimentação asfáltica 42.000,00 m² – mais de cinco campos de futebol
Calçadas 20.030,00 m² – cerda de dois campos e meio de futebol
Piso podotátil de concreto – 1.319,26 m²
Meio fio de concreto – quase 12 km
Sinalização vertical e horizontal
Pintura de faixa-tinta base acrílica-espessura de 0,6 mm -712,82 m²
Pintura de setas e zebrados-tinta base acrílica – espessura de 0,6 mm – 487,19 m²
Tacha e tachão refletivo bidirecional-fornecimento e colocação – 503,00 unidades
Placas de advertência e regulamentação – 74 unidades
Paisagismo
Plantio de grama em placas – 1.723,81 m²
Hidrossemeadura – 5.584,00 m²
Serviços complementares
Muro concreto tipo hélice contínua – 300m²
Uma ponte de concreto armado com vão 30 metros e largura de 16,50 metros
Prolongamento da ponte Mário Olinger com vão 15,50 metros e largura de 15,00 metros
Iluminação
Implantação de 130 postes
Instalação de 267 luminárias
Realizada a instalação de 34 mil 220 metros de cabos