Depois de muitos treinos e de incertezas sobre competições, pelo enfrentamento à pandemia da Covid-19, atletas da Abain – Associação Brusquense Amigos e Incentivadores da Natação voltam as piscinas para disputa do Campeonato Brasileiro. Com a tradição de manter índices para o certame nacional, o último ano foi o grande desafio, por conta das dificuldades que a pandemia acarretou no esporte, seja em âmbito econômico ou de infraestrutura.
O projeto da Abain buscou por apoios e organizou uma Vakinha para custear as despesas. A equipe de atletas correspondeu com uma rotina intensa de treinos e preparação. Os frutos do trabalho já estão colhidos, mas, a recompensa pode ser ainda maior.
A começar pela participação do atleta Bernardo Zoschke, de 13 anos, que disputa desde quinta-feira, 22, o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno (Troféu Ruben Dinard de Araújo), em Belo Horizonte. Ele foi o único catarinense a chegar na marca para disputar a etapa nacional, nas categorias 100 e 200 metros nado peito.
Na próxima semana, de 27 a 31, acontece o Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno (Troféu Arthur Sampaio Carepa), em Recife, que terá a participação dos atletas Lucas Rech, Matheus Camargo Silva e Ieda Todt Camargo. Em paralelo, também em Recife, o atleta da Abain, Arhur Bittencourt Assino.
“Para nossa cidade é motivo de muito orgulho, a expectativa é das melhores e nosso técnico sempre faz o papel legal que o esporte nem sempre é ganhar, mas adquirir experiência e aprender a cada oportunidade”, frisou Daniela Moritz, presidente da Abain.
Acompanhe a entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.