Seguir com o ritmo de treinos, custear despesas, dar suporte à equipe e manter a comissão técnica, estes são os principais objetivos da Vakinha.com anunciada pela ABAIN – Associação Brusquense Amigos e Incentivadores da Natação, de Brusque.
A associação realiza o trabalho de base da natação junto às academias e em parceria com a Fundação Municipal de Esportes – FME. Em função do impacto econômico da pandemia, a ABAIN busca o apoio na comunidade para continuar fortalecendo o esporte aquático e num primeiro momento lançou a campanha para honrar os custos mensais.
Porém, uma nova meta mobiliza os pais e incentivadores da natação, diante da confirmação do calendário de provas do Campeonato Brasileiro.
Sendo assim, a Abain redirecionou a mobilização para garantir a representatividade do município nas principais competições do circuito nacional. Conforme a presidente da Abain, Daniela Moritz, os pais ligados ao projeto já fazem o esforço máximo para contribuírem financeiramente, entretanto, é necessário buscar o apoio com doações.
“Não é questão de pedir aos pais, é que não dá para pedir mais, pois todos os familiares fizeram o maior esforço para continuar”, explicou Dani.
Nesta semana, a Confederação Brasileira de Natação – CBDA deu o sinal positivo o Campeonato Brasileiro, com etapas em vários estados – mediante protocolos sanitários. A primeira será no mês de julho, entre os dias 20 e 27, acontece.
“Estamos com o foco de custear as viagens e quem puder ajudar fará uma grande diferença para nossa cidade”, explicou. São seis atletas com índices brasileiros garantidos e com chances de medalhas.
Nesta semana, a presidente da ABAIN, falou ao Jornal da Diplomata sobre o trabalho realizado. Dani explicou que o propósito de levar a equipe para o campeonato está muito além da conquista de medalhas e tem o objetivo de valorizar o esforço dos atletas, que se mantiveram focados, vencendo as incertezas e as dificuldades do isolamento social.
“Foi um alívio para os pais, uma válvula de escape para os pais, conseguimos dar um bom suporte emocional para os atletas, eles estão eufóricos e não poderíamos deixar de proporcionar isso para eles”, comentou. Saiba mais.
Acompanhe a entrevista.