O número de ocorrências registradas em Brusque em decorrência das chuvas subiu para 118. É o que informa o último Boletim divulgado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município, na manhã desta quinta-feira (10).
Até o momento, foram registrados: 68 alagamento em residência nos bairros Limeira e Poço Fundo, 25 alagamento em via pública (Limeira e Primeiro de Maio), um deslizamento em via pública (Limeira), 13 deslizamentos em residência (Paquetá e Limeira), duas ocorrências de Erosão Fluvial (Limeira Alta), quatro quedas de muro (Volta Grande e Limeira Alta), uma queda de telhado (Planalto), três quedas ou risco de queda de ponte (Guarani e Limeira) e um rompimento de tubulação (São Luíz).
Há previsão de mais chuva para o município esta semana.
Recomendações
A Defesa Civil destaca o alerta para as pessoas que têm suas residências muito próximas de taludes (barrancos) que mantenham a atenção, no caso de grande volume de chuva.
Nos casos de alagamento, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Importante também ficar atento à inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residência e ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.