19.9 C
Brusque
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioNotíciasEconomiaMarca coletiva ‘Vale das Toalhas’ é lançada em Brusque

Marca coletiva ‘Vale das Toalhas’ é lançada em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTex) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 13 de maio, a marca coletiva ‘Vale das Toalhas’. A iniciativa envolve 12 empresas que integram o Núcleo e tem como objetivo fazer com que a região de Brusque, Guabiruba e Botuverá torne-se referência nacional e internacional pela marca, que retrata a qualidade dos produtos toalheiros produzidos na região.

A apresentação foi realizada na sede da ACIBr durante uma coletiva de imprensa, e contou com a presença de integrantes do Núcleo, da presidente da entidade, Rita Cassia Conti, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Ademir Jorge.

Na oportunidade também foi feita a entrega do certificado oficial de registro da marca ‘Vale das Toalhas’.

O lançamento oficial da marca acontece nesta sexta-feira, 14 de maio, às 17h, em uma live, que terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Inspire Filmes e nas páginas do Facebook do Portal da Cidade e da ACIBr.

Diretores da ACIBr e membros do Núcleo de Toalhas com certificado de registro da marca. (imagem: Ideia Comunicações).

Competitividade

Durante a coletiva de imprensa o coordenador do Núcleo, Taciano Petermann ressaltou que há três anos o grupo tem trabalhado no projeto, em busca do fortalecimento das empresas e do setor econômico na região. “O grande objetivo da marca coletiva é agregar valor aos nossos produtos, criar uma referência nacional para os clientes e consumidores, que temos o Vale das Toalhas em Brusque, Guabiruba e Botuverá. Com isso, as empresas que integram a marca podem atender clientes nacionais e quem sabe internacionais no futuro, com produtos de qualidade no setor de felpudos, como toalhas de banho, de rosto, de pisos, artigos para o lar, entre outros”, destacou.

Segundo Petermann, conforme dados econômicos de 2020, o setor têxtil de Brusque representa mais de 41% do PIB da cidade, da mesma forma que representa 60% para Botuverá e 62% em Guabiruba.  “O nosso DNA local é têxtil e o Núcleo busca agregar forças para o setor, que é uma cadeia muito competitiva nacionalmente. Além do que em nossa região o segmento têxtil é diferenciado, não só pela qualidade dos produtos, mas também por termos toda a cadeia de produção aqui. E tudo isso sem dúvida também é um diferencial da marca. Além disso, acreditamos que tecnologicamente estamos no mesmo nível das grandes empresas nacionais e, por meio da marca coletiva, esperamos construir a médio e longo prazo um trabalho que leve as nossas empresas a um nível ainda maior”, completou.

O coordenador de desenvolvimento da marca coletiva, Arthur Eduardo Marchi também ressaltou a importância do setor têxtil local para a concretização do Vale das Toalhas, e como a marca coletiva irá se diferenciar às grandes marcas nacionais já existentes, já que as empresas que participam do Vale precisam seguir diversos e rigorosos critérios. “Queremos nos tornar conhecidos como uma marca comum para todos, que nos represente no mercado nacional, garantindo a excelência na produção de toalhas, com qualidade, com respeito às leis ambientais e trabalhistas, com produção sustentável e bem organizada, já que o foco é a qualidade da produção de toalhas na região. As empresas são bem estruturadas tecnologicamente, e estamos inseridos em uma região que é referência em todo o polo têxtil, onde cada empresa se complementa, sempre na busca de qualidade dos produtos”, enalteceu.

O diretor de eventos do Núcleo, Edson Rubem Muller também esteve presente durante a coletiva.

Força para o desenvolvimento

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, a marca é mais uma referência para a qualidade dos produtos locais e o fortalecimento da economia e do segmento têxtil. “Com essa iniciativa do Núcleo das Toalhas com certeza o setor têxtil e toalheiro será ainda mais fortalecido, já que o principal objetivo é a qualidade dos produtos. As 12 empresas que participam da marca precisam obedecer vários critérios, o que gera qualidade e credibilidade. E a Prefeitura de Brusque fica muito feliz de participar deste momento, em prol do desenvolvimento da cidade e região, parabenizando todos os envolvidos e desejando sucesso para a marca”, destacou.

A presidente da ACIBr enalteceu todo o trabalho e dedicação dos integrantes do Núcleo que alcançaram o resultado proposto, demonstrando mais uma vez que a união e o associativismo são transformadores. “Fico muito feliz, pois este é mais um grande exemplo de associativismo. São empresas que são concorrentes, mas parceiras, que há anos se reúnem para o desenvolvimento em comum. Nesses últimos tempos de pandemia, em especial, mesmo com todas as adversidades que surgiram em termos de insumos e tecnologia, eles se reuniram e desenvolveram o projeto da marca coletiva, que não é qualquer marca, e exige diversos critérios e premissas. E isso só fortalece e dá ainda mais credibilidade ao projeto, em demonstrar aos compradores a preocupação com as leis trabalhistas, ambientais, entre outras. Sem dúvida é mais um case de sucesso dos Núcleo da ACIBr que fortalece muito o empreendedorismo, gerando valor econômico para a nossa cidade e região, trazendo desenvolvimento e prosperidade”, completou.

Saiba Mais

A marca ‘Vale das Toalhas’ é uma das ações do Núcleo de Fabricantes de Toalhas contempladas pelo Empreender Competitivo, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O projeto foi inscrito no programa ainda no ano de 2018, e contemplado junto com a Missão Empresarial à International Textile Machinery Exhibition (ITMA), uma das maiores feiras mundiais do setor têxtil, sendo reconhecida pelo lançamento de produtos e tendências tecnológicas de grandes companhias de todo o mundo. O evento aconteceu em junho de 2019 na cidade de Barcelona – Espanha, com a presença de 15 integrantes do NFTex. A feira é realizada há 70 anos e acontece a cada quatro anos. Na última edição, o evento reuniu mais de 1.600 expositores de 46 países, alocados em 19 setores diferentes. Foram 120 mil visitantes de 147 nações que circularam na ITMA em 2019.

O Empreender Competitivo é um programa que visa promover o apoio a ações de melhoria das condições dos negócios de micro e pequenas empresas, agrupadas através de núcleos setoriais, vinculados a entidades empresariais, como a ACIBr, com recursos que são captados junto ao Sebrae Nacional.

Fonte: Texto e imagens – Assessoria da ACIBr.

Áudio completo com Taciano, Núcleo de Toalhas da ACIBr.
Publicidade
WhatsApp chat