Na tarde desta terça-feira, 19, Walter Orthmann, 98 anos, detentor do título de funcionário com maior tempo de atividade em uma empresa, pelo Guiness Book, recebeu a vacina CoronaVac, dando largada ao processo de imunização contra a Covid-19 no município de Brusque.
“Tome a vacina e use máscara, até que todos tenham tomado e possamos estar livres de tudo, com saúde e uma vida melhor”, declarou Walter.
“Um momento histórico que vivenciamos nesta tarde para a humanidade e em particular em Brusque, com a possibilidade oferecer à população um início de um processo para que retomemos a nossa vida e a normalidade que buscamos”, frisou o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.
O primeiro lote da CoronaVac destinado à Brusque contém 1.096 vacinas.
O ato realizado no auditório da Uniasselvi, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, marcou ainda a aplicação da vacina em profissionais médicos e do setor da saúde.
O secretário de saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explicou que o pequeno quantitativo de vacina recebido, através da parceria da Fecam (Federação dos Municípios) com o Governo do Estado, fez com que o poder público mudasse o planejamento.
A meta inicial era vacinar todos os profissionais da área da saúde (em torno de 1.700 pessoas).
Como o montante não atingirá, inicialmente, a todos da categoria médica, a estratégia é imunizar profissionais que da linha de frente e dos setores com maior risco de contaminação, como: UTI, Centro de Triagem e na equipe de vacinadores.
“Há uma expectativa que venham dois abastecimentos semanais, até completar todo o ciclo, então na medida que chegar as doses vamos instalando os grupos prioritários e comunicando a população – gostaria de pedir a todos que aguardem, com paciência a chegada do seu grupo”, frisou Osvaldo.
No ato que marcou o início da vacinação, também receberam a dose da CoronaVac: o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque, Aurinho Silveira de Souza; Secretário de Saúde Osvaldo Quirino de Souza e o diretor-geral de Saúde e médico do Hospital Azambuja, Eugênio José Paiva Maciel.
Na sequência foram imunizadas: a vacinadora da Policlínica Nereide Alexandre Aparecida da Silva Vechi, a enfermeira do Centro de Triagem Danieli Martins, a enfermeira do Samu Aline Fagundes, a enfermeira do Hospital Dom Joaquim Suelen Cunha Fernandes e a técnica de enfermagem da UTI Covid-19 do Hospital Imigrantes, Maria Raquel dos Reis.
Acompanhe a cobertura completa no Jornal da Diplomata.