Relatório da Vigilância em Saúde de Brusque aponta o perfil dos primeiros 81 óbitos registrados na cidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O levantamento mostra em quais hospitais ocorreram as mortes, o número de óbitos por bairro, sexo, faixa- etária, percentual de vítimas que chegaram a passar pelo Centro de Triagem e se o paciente chegou a fazer uso de alguma medicação, neste caso, qual delas.
Óbitos por bairro, sexo e faixa-etária
A maioria dos óbitos registrados em Brusque ocorreram no bairro Santa Rita. Foram 10 casos registrados nessa localidade. Na sequência aparecem o Centro, Azambuja e Limeira, todos com 7. A maioria dos óbitos é do sexo masculino. Foram 49 vítimas (60%), contra 32 (40%) do sexo oposto.
A maior parte das vítimas, 45 pessoas, o que corresponde a 55%, tinham acima de 70 anos. Dos 10 casos de óbitos abaixo de 50 anos, somente um é de uma mulher, o restante, 90%, são de homens. A maioria dos pacientes que vieram a óbito não passou pelo Centro de Triagem. Esse perfil corresponde a 59% das vítimas, enquanto 41% passaram pelo local. Das 33 vítimas que passaram pelo CT, oito foram encaminhadas direto para o hospital. Os medicamentos mais fornecidos aos pacientes foram Azitromicina, Paracetamol e Prednisona.
Dos 81 pacientes que vieram a óbito, 69 (85%) estavam internados no Hospital Azambuja. Hospital de Gaspar, Imigrantes, Santo Antônio (Blumenau) e Santa Izabel (Blumenau) também receberam vítimas do coronavírus.