A Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga realiza neste sábado, 5 de dezembro, das 9h às 17h, mais uma edição do Drive-Thru do Bem, no estacionamento da igreja Matriz. A expectativa é que o volume de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadados seja suficiente para o sustento das famílias carentes cadastradas, entre os meses de dezembro e janeiro. Com a proximidade das férias, é comum que as pessoas revisem seus armários e doem roupas e calçados. No entanto, a prioridade agora é a doação de alimentos, já que o estoque da Ação Social está zerado.
“A Ação Social fez um trabalho histórico durante a pandemia, com menos voluntários envolvidos e dentro de uma perspectiva muito mais intensa e continuada do que nos últimos anos. Também descobrimos novas maneiras de ser presença e de construir o Reino de Deus. Uma dessas marcas é o Drive Trhu do Bem, já reconhecido pela iniciativa e pelos frutos que realiza na vida da Igreja”, afirma o pároco, padre Diomar Romaniv.
Segundo ele, há cerca de dois anos foi contratada uma assistente social, com o objetivo de prestar um serviço mais profissional e menos assistencialista. “A intenção é orientar, acompanhar, visitar as diferentes realidades e, às vezes, encontrar necessidades maiores do que aquelas solicitadas”, conta o pároco.
Neste sentido, diversas pessoas foram encaminhadas para atendimentos psicológicos, além do recebimento e repasse de currículos. Hoje, a Ação Social aguarda novos currículos para o envio às empresas, que costumam entrar em contato, na busca por colaboradores.
Cadastros dobraram na pandemia
De acordo com a assistente social, Patrícia Antonietti, os cadastros juntos à Ação Social dobraram durante a pandemia. Das 2030 famílias cadastradas, houve um incremento de 1987 famílias desde março. “Aumentou o número de pessoas desempregadas ou com salários reduzidos. Felizmente conseguimos fazer muitos encaminhamentos ao mercado de trabalho. E, apesar de passarmos períodos de até 15 dias sem nenhum alimento, conseguimos oferecer um suporte emergencial às famílias”, relata Patrícia.
Em meio à pandemia da Covid-19, a assistente social viu seu grupo de voluntários reduzir significativamente, já que a maior parte é formado por pessoas que fazem parte do grupo de risco. No entanto, outras iniciativas foram criadas e, entre elas, a mais importante: o Drive-Trhu do Bem, proposto na primeira edição, em maio, pelo Movimento de Emaús.
“É o que salva as famílias. Muitas pessoas doam alimentos. Algumas compram cestas básicas nos mercados e enviam. Mas no Drive se arrecada uma grande quantidade e isso permanece suficiente por alguns dias”, enfatiza a assistente social.
Agora, todos os esforços se concentram no Drive-Trhu deste sábado, que deve ser o último do ano. Já a Ação Social permanecerá aberta até 3 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, respeitando apenas os feriados de Natal e Ano Novo. O fechamento do local será a partir do dia 4 de janeiro, por um período de 15 dias. “Estaremos aqui, disponíveis para ajudar as famílias no que for necessário neste tempo de férias”, ressalta Patrícia.
Doação de roupas e calçados
A assistente social faz um apelo às pessoas na doação de roupas e calçados: consciência e responsabilidade, já que a oferta deve estar limpa e em condição de uso para outras pessoas. Exatamente pelo número reduzido de voluntários, muitas vezes se perde tempo na separação dos produtos que, em boa parte, são lixo.
“É importante doar aquilo que está em condições de ser repassado. Infelizmente temos recebido roupas sujas e rasgadas e não há o que fazer”, salienta.