31.4 C
Brusque
quarta-feira, janeiro 1, 2025
InícioNotíciasEconomiaPresidente do Sindicato dos Metalúrgicos fala sobre como a pandemia afetou o...

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos fala sobre como a pandemia afetou o emprego e a indústria

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

 Com as circunstâncias da pandemia do Coronavírus, das restrições de funcionamento da atividade econômica, a indústria metalúrgica da região também foi afetada pela emergência sanitária da COVID-19. Diante disso, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque tem tomado medidas para que o impacto sobre os trabalhadores e trabalhadoras da classe seja o menor possível. 

Entre elas, a conclusão das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021. Mesmo com todas as restrições, todas as garantias previstas no documento, como plano de saúde, benefícios sociais e econômicos, entre outros, foram garantidos com a assinatura do acordo entre os sindicatos laboral e patronal. De maneira inédita, a participação dos trabalhadores foi virtual, por meio do aplicativo do sindicato, exclusivo para os trabalhadores metalúrgicos. Dessa forma, pôde-se definir questões importantes que não poderiam ser adiadas. E o mais importante: cumprindo o distanciamento social que a ocasião exige. 

Um item importante foi que acordado da Convenção Coletiva, que a adesão das empresas à Medida Provisória 936, que prevê suspensão temporária de contratos e redução de jornada, passassem pelo sindicato, a fim de dar garantias de que o processo seguisse todos curso legal, como prevê a Lei. 

Nestes meses de vigência da MP 936, cerca de 60% dos trabalhadores tiveram redução da jornada ou suspensão temporária dos contratos. Como em todas as outras categorias, registramos mais demissões do que em situações normais. Porém, muitas empresas que demitiram já estão no movimento de recontratação.

Eduardo de Souza, presidente do SINTIMMMEB participou ao vivo do Jornal da Diplomata, momento que desacatou as diversas ações. 

Ouça!

Áudio completo entrevista Eduardo de Souza.
Publicidade
WhatsApp chat