O Jornal da Diplomata recebeu na manhã desta sexta-feira, 8, Dr. Humberto Fornari, secretário de Saúde de Brusque que tratou das ações do município com relação ao coronavírus (Covid-19). Um dos temas tratado foi a possibilidade de modificação na divulgação dos números de casos em Brusque em decorrência da divergência entre os números apresentados pela cidade e pelo estado.
Sobre os procedimentos com os pacientes recuperados da covid-19 o secretário discorreu sobre os procedimentos, afirmando que o município após o acompanhamento de 14 dias, realizam avaliações médicas e se necessários exames laboratoriais para que o paciente possa ser liberado para reintegração.
Para Fornari um dos fatores para o aumento de pacientes positivos é uma maior testagem por parte das cidades e estados.
Sobre a proliferação do vírus o médico destacou que a contaminação apesar de ser por via oral, a contaminação e mais frequente com o contato com as superfícies.
O gestor também foi questionado sobre a liberação de testes do coronavírus em farmácias, ele disse que é contra, pelo motivo a falta de segurança na realização dos testes e também a dificuldade de contabilizar os números. “A interpretação do exame não é fácil esse é o motivo da minha preocupação com relação a venda discriminada do teste”, completou.
Dengue
O médico disse que a dengue deu uma caminhada forte com 12 pacientes positivos para a doença. Isso preocupa o setor da saúde, que está tomando providencias para localização dos focos dos mosquitos.