Segmentos religiosos cristãos de Brusque estão se organizando dentro de suas estruturas locais para, aos poucos, retomarem suas atividades pastorais e administrativas. Isso porquê desde o anúncio da liberação das atividades religiosas, está permitida a retomada de algumas atividades como missas e cultos com a presença de fiéis.
No caso das atividades religiosas, o regramento é bastante rígido e tem portaria publicada no Diário Oficial do Estado. A permissão passou a valer na terça-feira, 21 de abril. Por esta razão, o Jornal da Diplomata buscou ouvir lideranças representativas do segmento cristão para informar ao público dos mesmos como se dará o retorno gradativos destas atividades.
Igreja Católica
Uma das treze Foranias (Região Pastoral) da Arquidiocese de Florianópolis é composta pelas sete paróquias da Forania de Brusque. São elas: Paróquia Nossa Senhora de Azambuja (Azambuja), São Judas Tadeu (Águas Claras), Santa Teresinha (Santa Teresinha), Santa Catarina (Dom Joaquim), São Luís Gonzaga (Centro), São José (Botuverá) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Guabiruba).
À frente da Forania local, padre Francisco de Assis Wloch foi ouvido pela reportagem e explica que a Igreja Católica segue as orientações do decreto estadual e arquidiocesano, porém cada paróquia da Forania tem a liberdade para pôr em prática as orientações, levando em consideração sua realidade local. Acompanhe a fala do religioso!
Pe. Francisco de Assis Wloch – Vigário Forâneo
Conselho de Pastores de Brusque (Igrejas Evangélicas)
Conforme o Pastor Marcos Fagundes, presidente do Conselho de Pastores (Copab) de Brusque, o conselho tão logo recebeu a atualização do decreto no que diz respeito às igrejas, se reuniu para buscar a melhor alternativa para as igrejas evangélicas. O pastor presidente do Copab deu detalhes ao Jornal da Diplomata. Acompanhe!
Igreja Evangélica de Confissão Luterana
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana se organiza por regiões, chamada de Sínodos. No Vale do Itajaí são aproximadamente 80 mil luteranos e um Pastor Sinodal. Contextualizando, no Brasil são 18 sínodos que formam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em reunião, pastores sinodais e presidente da IECLB decidiram não retomar os cultos, tendo em vista a preocupação com a vida dos mais vulneráveis nesta pandemia. Muitos idosos participam das missas e dos cultos. Nesse sentido, a Igreja Luterana decidiu por aguardar um entendimento maior e uma leitura mais apurada da situação.
O pároco da Paróquia Bom Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque, Pr. Edelcio Tetzner, em entrevista ao Jornal da Diplomata, comenta que a igreja tem feito cultos online e duas mensagens a cada semana. Isso acontece num rodízio de pastores, pastoras e Diáconos da União Paroquial. A União Paroquial de Brusque conta com três Paróquias: Bom Pastor (Centro), Martim Lutero (Bateas) e Unidos em Cristo (Bairro Paquetá). Acompanhe o que diz o Pr. Edelcio!