Devido ao número de estabelecimentos que ainda utilizam estufa para esterilizar materiais, a equipe da Vigilância Sanitária intensificou o trabalho de orientação aos estabelecimentos das áreas de saúde, interesse de saúde e estética, para esclarecer sobre a utilização de autoclave, único equipamento eficaz para esterilização.
Ao todo são 502 estabelecimentos, entre consultórios médicos e odontológicos, clínicas de estética, salões de beleza e estúdios de tatuagem e piercings, que precisam utilizar a autoclave. “Este é o único equipamento eficaz na realização de processos de esterilização de materiais. E para isso é necessário fazer manutenção preventiva, fazer higienização dos materiais com detergente enzimático e escovas específicas para esse fim e uso do teste biológico para aferir a eficiência do processo de esterilização da autoclave. O uso de embalagem adequada e armazenamento correto garantem que o material fique estéril até seu uso”, detalha Gilberto Silveira, coordenador da Vigilância Sanitária.
“Nosso objetivo é oferecer à população de Brusque e da região um serviço de qualidade, eliminando riscos de contaminações e infecções, como a Hepatite B e C, o que pode ocorrer com a utilização de estufas, que não garante a esterilização dos materiais ou mau uso da autoclave”, pontua.
Estabelecimentos que necessitam de orientação ou querem se regularizar, devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone (47) 3110-1001. Denúncias de estabelecimentos que fazem uso de estufa para realizar o processo de esterilização devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, no telefone 156.