O universo de Planeta dos Macacos coroa novamente o trabalho do escritor brusquense Saulo Adami, pesquisador da saga há 40 anos – com rico material histórico de estudo dos bastidores do filme, que teve seu primeiro lançamento em 1968.
Com o título “A Invasão dos Macacos”, Adami foi vencedor da 6ª edição da Odisseia de Literatura Fantástica. A cerimônia de premiação foi realizada no último final de semana, em Porto Alegre (RS).
Saulo concorreu pela categoria narrativa-curta. O conto inscrito foi publicado em quatro obras do escritor, um deles, no título Estrada de Papel – que reúne o trabalho biográfico de Saulo, publicado em 2017 e o próprio livro de mesmo título (Invasão dos Macacos), lançado em 2018, que carrega o conto vencedor do concurso literário, voltado para o reconhecimento de escritores de ficção científica.
A narrativa teve publicações e foi traduzida para quatro países: EUA, Canadá, Escócia e Inglaterra, em publicações voltadas para a história da série.
O conto narra a história de um casal em Londres, que vai assistir à estreia do filme. Ao saírem da sessão de cinema deparam-se com a “invasão” dos Planetas do Macaco no reino britânico.
Para Adami, o prêmio consagra um trabalho de muitos anos e mexeu profundamente com o seu trabalho de origem, sobre uma das mais consagradas séries de ficção científica dos cinemas em todos os tempos.
“Foi uma surpresa e uma emoção extraordinária depois de tanto tempo, minha literatura não é tão grande, por isso quando a gente recebe o reconhecimento que é da nossa origem, foi extraordinário – passou um filme na minha cabeça naquele momento”, destacou Adami, ao Jornal da Diplomata.
Fora os contextos literários, Saulo continua em ritmo intenso de obras e publicações históricas e bibliográficas. Recentemente, o escritor lançou o título “Brusque” que pode ser encontrado nas livrarias da cidade, entre outras obras.
Mais detalhes da obra e dos trabalhos do escritor no Jornal da Diplomata deste sábado, 31.