É grande a quantidade de novas construções e reformas em Brusque (SC). Do centro aos bairros, não é preciso andar muito para avistar uma nova obra. Levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) comprova o que se vê no dia a dia da cidade. Temos mais de 330 obras em andamento, entre prédios, casas, galpões e muros, entre outros.
E onde há um canteiro de obras, há geração de resíduos. Em 2018, a empresa brusquense Cidade Limpa deu destino correto para mais de 18 mil toneladas de material gerado pela construção civil. E no primeiro semestre deste ano, a empresa já garantiu que 9,4 toneladas de resíduos não afetem o meio ambiente da nossa cidade, dando a destinação correta aos entulhos gerados pelo setor.
Dados do Ministério das Cidades revelam que mais da metade dos 5.564 municípios brasileiros ainda não dão destinação correta aos resíduos. Por isso, a atuação da empresa brusquense é tão relevante para o município.
Na Entrevista Especial deste sábado, o Jornal da Diplomata ouviu Valter Floriani, diretor proprietário da empresa Cidade Limpa e também o Engenheiro Civil e Gerente de Operações, Nicolas Floriani, que falaram sobre todo o trabalho de destinação correta dos resíduos gerados pela Construção Civil é regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) por meio da Resolução 307.