“Daqui seis meses, no fim do curso eu vou ter o conhecimento que muitas pessoas não tiveram sobre os cuidados com o meio ambiente. Estou bem empolgada para iniciar as aulas”, afirmou a estudante Hellen Cristina da Silva (14), durante a aula inaugural do projeto “Protetor Ambiental”. O programa é uma iniciativa da Polícia Militar Ambiental em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, e da Reserva Particular do Patrimônio Natural Chácara Edith.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Brusque, na noite de segunda-feira (10). O objetivo do “Protetor Ambiental” é fomentar a conscientização, para que os 35 alunos participantes possam difundir o conceito de proteção e preservação da natureza.
Durante as aulas os estudantes têm a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre ecologia, gestão de recursos hídricos, legislação, fauna e flora.
“Depois de dois anos sem ser realizado em Brusque conseguimos reativá-lo. Participam alunos do sétimo ao nono ano das Escolas de Ensino Fundamental Poço Fundo e Augusta Dutra de Souza. As aulas são realizadas no contraturno escolar”, explica a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo.
Para o prefeito Jonas Paegle, a realização do projeto é muito importante para o município. “É um momento de satisfação e alegria, porque o mundo vive uma época em que há um desprezo pelo meio ambiente. Por isso, é necessário conscientizar as crianças e jovens sobre a necessidade de proteger a natureza”, afirmou.
O vice-prefeito Aqui Vequi também prestigiou a cerimônia e parabenizou a iniciativa. “É importante levar a conscientização aos adolescentes para que possamos construir uma cidade melhor para o futuro de todos nós. Já temos o projeto Sairinhas no município e temos conversado com a equipe do Zoobotânico para utilizarmos mais aquele espaço para educação ambiental”, revelou.
Aulas
As aulas serão ministradas pelo policial militar ambiental Luiz Antônio Batista. Além das escolas, será utilizada a Chácara Edith para encontros práticos. Os alunos também participam de duas viagens técnicas, uma para Porto Belo (SC) e outra para Florianópolis (SC).