Embora muitos conteúdos que circulam por WhatsApp sejam nitidamente formas brincadeiras ou caracterizem-se por Fakenews (noticia falsa), é função do jornalismo buscar a veracidade dos fatos, ainda mais quando se envolve instituições e personalidades de um modo em geral.
Por isso, fomos atrás das informações sobre uma postagem correu fort em grupos ligados ao futebol. A postagem é voltada para a contratação do meia-atacante Leilson, anunciado pelo Brusque FC nesta terça-feira, como novo reforço para a fase mata-mata da Série D.
De fato, o jogador já integra o elenco do técnico Waguinho Dias – como mostra a reportagem com base nas informações da assessoria de imprensa do clube.
Eis que vamos ao #Isso é Fake
Conforme do diretor de futebol, André Rezini, ao Jornal da Diplomata, não é verdade que o jogador foi contratado por R$ 30 mil, nem mesmo que o contrato será de dois anos. Segundo Rezini, o contrato com Leilson vai até o final do ano e o valor é bem inferior ao que foi divulgado na postagem – o clube não tem por prática divulgar os salários dos jogadores.
O dirigente ainda aproveitou para explicar que não se trata do mesmo Leilson que atuou pelo Brusque no Campeonato Catarinense na temporada de 2017.
“Nem é o Leilson que jogou aqui em 2017 e que depois emprestamos para o Juventude – que jogou no Tubarão este ano e se encontra no Caxias. Não tem nada a ver com o salário, muito menos com o Vasco. A foto é do Leilson é que chegou ontem – única verdade, entretanto, não competimos em proposta com o Vasco, isso não tem nada de real”, frisou André. Se o jogador, por um acaso, foi sondado pelo clube vascaíno, André desconhece.
“Não sei de onde saiu, recebi de vários grupos desde segunda-feira, já avisei a galera que não tinha nada haver. Esse negócio não tem nem cabimento com a nossa folha”, esclareceu.