Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem inserido jovens de Brusque no mercado de trabalho.
Somente entre 2018 e 2019 o CIEE encaminhou aproximadamente 1200 jovens para vagas de estágio e aprendizado. Destes, 470 foram inseridos no mercado de trabalho. Alguns deles, por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A iniciativa faz parte de uma capacitação gratuita do CIEE com duração de 60 horas/aulas oferecida aos adolescentes e jovens, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. O foco, conforme destacou o secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, no início desta semana, é preparar os jovens para a primeira experiência de trabalho. “Após serem atendidos pelo PIT, eles são encaminhados para as vagas que são abertas pelos parceiros do CIEE no programa de estágio e aprendizagem”, explica.
Em 2019, o CIEE de Brusque ainda pretende realizar no mínimo dois PITs. “Agora, em junho, já estamos finalizando o primeiro com aproximadamente 25 jovens indicados pela rede socioassistencial, a grande maioria atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)”, destaca Deivis. Em 2018, 35 jovens concluíram a capacitação.