A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, reuniu a imprensa nesta terça-feira (7) para mostrar a realidade atual dos moradores em situação de rua no município. Na ocasião, o Secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, acompanhado do tenente-coronel Otávio, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, apresentou todas as ações que vem sendo realizadas pela secretaria.
Brusque tem hoje uma grande variação de moradores em situação de rua, atingindo o pico de 60 pessoas em algumas ocasiões, geralmente nas datas próximas ao pagamento.
Segundo levantamento da secretaria, as principais causas apontadas para a vinda de moradores à cidade são o fato de encontrarem no município uma população acolhedora, que oferta esmolas, roupa e alimentação. Outro fator é a possibilidade de trabalhos bem remunerados e o fato de se tratar de uma cidade segura e em crescimento
O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, Otávio Manoel Ferreira Filho, defende ações mais enérgicas para conter a presença de moradores em situação de rua na cidade. Acompanhe sua fala!
O secretário Deivis da Silva ressalta que o problema dos moradores em situação de rua tem sido uma demanda constante para os servidores, que tem trabalhado dia e noite no atendimento a situações oriundas desse público. Acompanhe sua fala!
Os desafios são para todos. Joabe Lino Soares é coordenador do Albergue Municipal de Brusque desde 2017 e de lá para cá já foram muitas vidas assistidas e atendidas através do setor que ele coordena. Ele retrata um pouco do trabalho que desenvolve em Brusque em entrevista ao Jornal da Diplomata. Acompanhe!
Marcelo Arruda Cômodo, 52 anos, é Técnico de Enfermagem, atuou por 16 anos no Hospital Azambuja e por conta de algumas situações, acabou se afastando do convício social e da vida que tinha, até ser assistido pelo Albergue Municipal. Hoje, ele narra a vida que leva e tem grandes objetivos para seu futuro, que já devem começar a se concretizar a partir da próxima semana. Ele concedeu entrevista ao Jornal da Diplomata. Acompanhe!