Na previsão do tempo ao Jornal da Diplomata, Ronaldo Coutinho destacou que nesta quarta-feira, 30, a temperatura deverá atingir recordes de calor em Santa Catarina. Mínimas de 23 a 26 graus, dependendo da região, com máximas de 39 a 41 graus – com chance pequena de trovoadas, disse.
A mesma condição segue quinta, sexta e sábado, com alternâncias e ricos de temporais. O sábado começará quente, com máximas de 35 a 37 graus, no entanto, marcará a chegada de uma frente fria que avançará sobre o estado – para dar uma “civilizada” no calor, frisou Coutinho.
“É o janeiro mais quente já registrado em boa parte de todas as regiões de Santa Catarina nos últimos 50/100 anos. Em Florianópolis tem tudo para ser o mais quente dos últimos 100 anos e em São Joaquim dos últimos 65 anos”, explicou.
A próxima semana será bem mais amena, com mínimas de 16 a 18 graus e máximas de 25 a 28 graus.
“Vai ter gente usando roupas compridas de manhã”, comentou.
Ouça o áudio da previsão do tempo de hoje.
No site Clima Terra, Ronaldo Coutinho destacou mais informações sobre onda de calor desta semana.
Quarta-feira – Uma intensa massa de ar quente predomina o estado de SC. Alterna com períodos de céu claro (céu azul) a poucas nuvens a intervalos de muitas nuvens a possível céu nublado (pontualmente). A umidade combinada com as altas temperaturas possibilitam a formação de algumas pancadas de chuva e trovoada em pontos mal distribuídos no decorrer da tarde ou noite, com maior chance entre a o Planalto Sul e o Litoral Sul.
Por se tratar de pancadas muito irregulares, muitos pontos vão passar sem chuva. Onde tiver o registro de trovoada pode vir acompanhada de granizo e vento forte de curta duração (temporal de verão localizado).
Temperatura – Extremamente alta de tarde. Possíveis quebras de recordes ou valores próximos do extremo de janeiro em várias estações de SC.
Regiões próximas de Brusque
Baixo Vale do Itajaí: 23/27°C a 38/41°C
Litoral Sul: 23/26°C a 38/41°C