32.5 C
Brusque
terça-feira, fevereiro 11, 2025
InícioNotíciasGeralDocumentário "Fosso dos Lamentos", que retrata a vida de escravos em Brusque,...

Documentário “Fosso dos Lamentos”, que retrata a vida de escravos em Brusque, é destaque no Programa Da Hora

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O escritor e produtor cultural, Celso Deucher, é o convidado do Programa da Hora nesta terça-feira, 11. Em destaque o lançamento do documentário “Fosso dos Lamentos” que será realizado na noite de hoje, no Museu Casa de Brusque.

Programa da Hora – Primeiro Bloco

Programa da Hora – Segundo Bloco

Saiba mais

No próximo dia 11 de fevereiro, terça-feira, o município de Brusque será palco da estreia do documentário ‘Fosso dos Lamentos’, um filme do jornalista e historiador Celso Deucher e produzido pela Griô Filmes. A sessão de lançamento ocorre no Museu Casa de Brusque, as 19h30min, e promete lançar luz sobre um capítulo pouco conhecido da história brusquense, marcado pela brutalidade da escravidão.

Baseado em fatos reais, o filme retrata as adversidades enfrentadas pelos escravizados de Pedro Werner, um dos fundadores de Brusque. Quando desobedeciam às ordens do seu senhor, eles eram submetidos a punições severas e jogados dentro de um fosso – um castigo cruel que dá nome ao documentário. O enredo, ancorado em uma profunda e inédita pesquisa histórica, revela as marcas da escravidão em Brusque e região e busca resgatar a memória desses episódios silenciados ao longo dos anos.

Produção e equipe técnica

A produção conta ainda com a participação da historiadora Luciana Pasa Tomasi, que participou da pesquisa histórica, e de Sérgio Deucher, encarregado do tratamento de imagens. Para garantir a acessibilidade do conteúdo, os textos de divulgação e adaptação foram realizados por Vandreza Amante Gabriel, enquanto o intérprete de Libras Luís R. do Rosário facilita a compreensão para a comunidade surda simultaneamente. A narracao é de Francisco Carlos.

O filme foi vencedor do prêmio Paulo Gustavo de 2024, e o evento de lançamento terá entrada gratuita e contará com a presença dos realizadores, além de convidados especiais e da comunidade em geral. A expectativa é que a obra contribua para o debate sobre a memória da escravidão e sua herança na sociedade brusquense e brasileira.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.

Serviço:

Data: 11/02/2025

Local: Museu Casa de Brusque

Avenida Otto Renaux, 285, bairro São Luiz.

Horário: 19h30min

Publicidade
WhatsApp chat