26.9 C
Brusque
sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioNotíciasSaúdeHospital IMAS/Imigrantes avança na tecnologia cirúrgica com aquisição de Neuronavegador

Hospital IMAS/Imigrantes avança na tecnologia cirúrgica com aquisição de Neuronavegador

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Equipamento que aprimora a precisão e a segurança em procedimentos neurocirúrgicos foi adquirido por meio de emenda parlamentar e recursos próprios do hospital

O IMAS/Hospital e Maternidade Imigrantes de Brusque (SC) realizou, na noite desta quinta-feira (6), solenidade para celebrar a aquisição de um Neuronavegador, equipamento de alta tecnologia que aprimora a precisão e a segurança em procedimentos cirúrgicos de crânio e coluna. A conquista foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Oscar Gutz e representa um importante avanço para a saúde pública do Estado. O investimento na nova tecnologia foi de R$ 900 mil via emenda parlamentar e R$ 450 mil de recursos próprios do hospital.

O Neuronavegador funciona como um “GPS cirúrgico”, permitindo maior exatidão no posicionamento de implantes e na execução de procedimentos complexos. “Com essa nova tecnologia, nossos profissionais ganham um aliado valioso. O Neuronavegador orienta a equipe médica com precisão, reduzindo riscos e elevando a qualidade técnica das cirurgias. Essa inovação é um marco na história do hospital e  na evolução dos procedimentos que realizamos aqui no IMAS/Imigrantes”, destaca o diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt. 

Fotos: Thayse Machado/Amplitude Comunicação

Para o presidente do IMAS, Walmiro Charão Junior, a aquisição do equipamento simboliza tecnologia aliada ao compromisso com a vida. “Esta solenidade comemora um avanço significativo para o hospital e para os pacientes que atendemos. O Neuronavegador chega para revolucionar nossos procedimentos cirúrgicos, proporcionando ainda mais segurança e precisão para nossos profissionais e pacientes. Essa conquista só foi possível graças ao apoio fundamental do deputado estadual Oscar Gutz, que, por meio de emenda parlamentar, tornou esse investimento realidade. A ele, nosso agradecimento por acreditar na importância desta instituição e, acima de tudo, na saúde pública como um direito essencial”, frisa.

Presente no evento, o deputado comentou que ficou sensibilizado com o trabalho realizado pelo hospital. “Eu sou do Alto Vale, mas entendo que o Estado inteiro é a nossa região, por isso destinei essa verba de saúde do Estado para aquisição deste equipamento. Buscamos o melhor para a sociedade, e, por isso, essa emenda para Brusque e para o Hospital Imigrantes, que realiza um excelente trabalho”, afirma. 

Em Santa Catarina, apenas o Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, possui este equipamento, utilizado nos grandes centros do Brasil, como AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e hospitais referência, como Sírio Libanês e Albert Einstein.

História com o SUS

Em mais um ano de parceria com o Governo do Estado para atendimentos via SUS, o Hospital IMAS/Imigrantes se consolida como referência na realização de cirurgias eletivas, garantindo acesso à saúde de qualidade para milhares de pessoas. De 2023 até agora, o hospital já ultrapassou a marca de 20 mil cirurgias realizadas.

“Esse avanço só é possível graças à dedicação incansável de nossa equipe multidisciplinar, que diariamente se empenha para salvar vidas e acolher cada paciente e seus familiares com humanização. Com esse novo equipamento, ganhamos ainda mais agilidade e capacidade para atender pacientes em cirurgias complexas, trazendo esperança para quem, muitas vezes, esperou anos por um procedimento. Neste mês, vamos fazer mais de 1,6 mil cirurgias. É uma mudança na história do hospital, que há dois anos estava para fechar as portas. Hoje, ele tem uma serventia muito grande para a comunidade e não é mais um hospital para a região de Brusque, é um hospital estadual. Nós recebemos pacientes de mais de 200 municípios diferentes”, ressalta Dr. Robson.

Fotos: Thayse Machado/Amplitude Comunicação
Publicidade
WhatsApp chat