Crianças e adolescentes começaram, nesta quinta-feira (6) o novo ano letivo
Os pequenos com olhares atentos, curiosos e com grande expectativa. Os maiores, na euforia de encontrar amigos, rever e conhecer os novos professores. Assim foi a quinta-feira (6), dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Brusque, ao iniciar o novo ano letivo.
São mais de 16 mil alunos, divididos em 62 unidades escolares, entre centros de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental. “Hoje é o dia que nós recebemos as nossas crianças, os nossos estudantes. Nossas unidades escolares se organizaram durante essa semana que antecedeu esse dia de abertura do ano letivo e, hoje, então recebemos os primeiros alunos no período da manhã com uma acolhida, com organização, as escolas estão motivadas para que a gente possa fazer um 2025 muito produtivo e que nós conseguirmos atingir os nossos objetivos, tanto nas avaliações externas quanto no desenvolvimento das nossas crianças”, avaliou a secretária de Educação Franciele Mayer, que durante a manhã visitou algumas unidades.
Ela explica que para as crianças de Educação Infantil a adaptação é um período que requer mais atenção. “O período da adaptação é um período mais emocionado, mais delicado nesse momento, mas para os estudantes do Ensino Fundamental é retornar, rever os professores, os amigos, hoje é um dia assim de muita conversa, de muito troca. De contato com os colegas que estavam afastados durante o período de férias”.
E esta era exatamente a expectativa do estudante do 9º ano da EEF Paquetá, João Sbardelatti. “Eu estou empolgado, até pela nova fase que a gente está vivendo e também eu estou ansioso para as novas matérias, conhecer os novos professores”. Ele conta que ao chegar na escola a curiosidade aumentou. “Admito que não estava tão ansioso, mas depois que eu vi os professores fiquei com a curiosidade de saber como é que vai ser esse ano letivo. Tomara que seja cheio de muitas surpresas boas. Coisas podem acontecer, mas a gente vai encarar isso todo mundo junto. Vamos nos ajudando”.
Para João, o desejo é “que esse ano seja repleto de muito conhecimento, fazer novas amizades, descobrir coisas novas e acho que é isso também, né?”.