O presidente do SINTRICOMB – Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque, Izaias Otaviano, falou ao Jornal da Diplomata nesta quinta-feira, 23. Em destaque as vistorias técnicas realizadas em obras no município, e as ações preventivas para acidentes de trabalho.
Saiba mais
Equipe vistoria 136 obras da construção civil de Brusque em 2024
Trabalho realizado pelo sindicato dos trabalhadores tem apoio de entidade empresarial e busca combater desde informalidade até a segurança nos canteiros de obras
A equipe de vistorias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Constução e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) visitou 136 obras em execução na cidade de Brusque ao longo de 2024. Nesse mesmo período e ação, 657 trabalhadores foram ouvidos pela entidade para verificar situações referentes à informalidade, uso de equipamentos de segurança e o cumprimento da legislação trabalhista. Os dados fazem parte do levantamento feito anualmente pelo sindicato e divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro.
Conforme o relatório, dos 657 trabalhadores do setor entrevistados, 332 estavam com carteira de trabalho registrada. Outros 30 não possuíam nenhum registro, 95 tiveram os registros em carteira realizados após a visita da equipe, 23 deles atuavam como profissionais autônomos, 131 como Microempreendedores Individuais (MEI) e 46 estavam em obras, mas deixaram os locais com a chegada da equipe de vistorias.
“Esse trabalho é feito pelo SINTRICOMB em parceria com o SINDUSCON (sindicato patronal e que representa as empresas), que também entende que a informalidade prejudica a atuação daquelas empresas que atuam dentro da lei em tudo”, pontua o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano.
Com foco na saúde e segurança, entidade treina trabalhadores
A intenção do trabalho de vistorias é prevenir riscos à saúde e segurança dos trabalhadores do setor por conta do não uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de os mesmos não estarem cobertos pela Previdência Social em casos de sofrer algum tipo de acidente ou até no momento de se aposentar.
Por conta disso, além de vistoriar, o SINTRICOMB oferece treinamentos nas principais normas regulamentadoras exigidas pela legislação. As chamadas NR’s qualificam para execução de tarefas em altura e no chão. Somente em 2024, o SINTRICOMB treinou 287 trabalhadores: foram 143 na NR 18, que trata da organização e segurança nos canteiros de obras, 113 na NR 35, sobre segurança em serviços em altura acima de dois metros do chão, e 31 na NR 06, esta que diz respeito à fabricação e uso de equipamentos de proteção para segurança dos trabalhadores.
Setor registrou duas mortes em 2024 na base de atuação do sindicato
O trabalho de vistorias feito pela equipe do SINTRICOMB em 2024 apurou, também, a quantidade de acidentes ocorridos com trabalhadores no setor. Estes números, no entanto, foram coletados em todas nas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Canelinha, cinco das dez que fazem parte da base territorial da entidade.
A coleta de dados traz o registro de 97 acidentes de trabalho, sendo que dois deles terminaram em mortes. Ambos foram por choque elétrico e aconteceram nos municípios de Nova Trento e Canelinha. Na cidade de Brusque, maior dentre todas as da base, não houve nenhum acidente com morte.
Quanto aos tipos de acidentes, a maioria deles se deu por queda de altura (37), seguido por ferimentos por queda de objeto (29), cortes e lacerações (22) e choque elétrico (9). Além das vistorias, os dados também integram levantamento feito junto ao Corpo de Bombeiros.
“Claro que ficamos muito tristes quando perdemos um trabalhador. Mas é muito difícil para o sindicato estar presente em todos os lugares, considerando que atende uma base de dez municípios, fazer um trabalho de vistoria em todos os ambientes de trabalho”, lamenta Otaviano.
O presidente do SINTRICOMB explica que o sindicato não tem poder de fiscalização, mas de vistoriar e orientar. As informações coletadas pela equipe de vistorias são encaminhadas à direção da entidade, ao SINDUSCON e, quando for o caso mais grave, a órgãos como o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário.
DADOS DO LEVANTAMENTO FEITO PELO SINTRICOMB EM 2024
Obras vistoriadas : 136
Trabalhadores entrevistados: 657
Trabalhadores com registro em carteira: 332
Trabalhadores sem registro em carteira: 30
Trabalhadores registrados após vistoria: 95
Trabalhadores autônomos: 23
Trabalhadores que atuam como MEI: 131
Trabalhadores que deixaram a obra na chegada da equipe: 46
TREINAMENTO/QUANTIDADE DE TRABALHADORES TREINADOS
Norma Regulamentadora 18
143
Norma regulamentadora 35
113
Norma Regulamentadora 06
31
ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS
Queda de altura
37
Queda de objetos
29
Cortes e lacerações
22
Choque elétrico
09
Mortes
02