25.8 C
Brusque
sexta-feira, janeiro 17, 2025
InícioNotíciasGeralRio Itajaí-Mirim registra elevação e faz canal extrasavor entrar em funcionamento nas...

Rio Itajaí-Mirim registra elevação e faz canal extrasavor entrar em funcionamento nas partes baixas, com interdições no trânsito

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Defesa Civil de Brusque emitiu um alerta na madrugada desta sexta-feira (17) sobre a possibilidade de o rio Itajaí-Mirim sair da calha nas próximas horas devido às intensas chuvas registradas na região.

Atualmente, o Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, registra um nível próximo de 4 metros, enquanto o rio Guabiruba, que alimenta o Itajaí-Mirim, está em 3,48 metros. Com a chegada do volume de água de Guabiruba, é esperado um aumento significativo no nível do rio, podendo alcançar 5,10 metros, colocando algumas áreas em risco de alagamento.

Embora a estação de monitoramento em Guabiruba esteja em operação há pouco tempo, dificultando projeções precisas, a Defesa Civil mantém equipes mobilizadas e em alerta para acompanhar a evolução do nível do rio e informar a população sobre qualquer mudança no cenário.

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas próximas ao rio a ficarem atentos aos avisos oficiais e preparados para possíveis evacuações em caso de emergência. As famílias devem organizar pertences essenciais e buscar locais seguros ao primeiro sinal de elevação crítica do nível do rio.

Para emergências ou sinais de perigo, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no 193.

Nota – Guarda de Trânsito

Por conta das condições do Rio Itajaí-Mirim, no momento a equipe de sinalização da Secretaria de Trânsito está trabalhando para a interdição da da margem direita da Beira-Rio no trecho entre a Ponte Estaiada e a Ponte do Trabalhor. Além disso, a Guarda de Trânsito seguirá para locais específicos para minimizar o tráfego.

Outras interdições pontuais do trânsito foram realizadas durante a madrugada dessa sexta-feira (17), mas já foram solucionadas.

Publicidade
WhatsApp chat