24.1 C
Brusque
quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioNotíciasGeralComandante da Polícia Militar faz avaliação das estatísticas da segurança pública

Comandante da Polícia Militar faz avaliação das estatísticas da segurança pública

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O tenente-coronel, Pedro Carlos Machado Júnior, comandante do 18ª Batalhão de Polícia Militar, falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta quinta-feira, 16. Em destaque os números estatísticos da Polícia Milita na segurança pública em 2024.

Saiba mais

O 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2024 no município de Brusque. Ao todo, foram registradas 12.050 ocorrências, um aumento de 38% no número de atendimentos em relação a 2023.

No decorrer do ano, diversas atividades foram desenvolvidas visando o combate à criminalidade, especialmente quanto aos crimes de roubo e furto, que resultaram na redução dos índices de roubo em 26% e de furto em 22%. Destaque também para ações de prevenção que contribuíram para a redução nos óbitos no trânsito em 38%, comparados ao ano anterior, estatística negativa que assolava a comunidade brusquense.

Em relação às apreensões feitas, houve aumento na apreensão de drogas em 92%, totalizando 54 quilos de entorpecentes, e aumento nas prisões por tráfico de drogas em 12%. Além disso, 36 veículos foram recuperados e 8 armas de fogo apreendidas.

Nos cumprimentos de mandado de prisão houve aumento em 71%, e nas prisões em flagrante em 36%, quando comparados ao ano de 2023. O crime de homicídio se manteve estável finalizando o em quatro.

Um dos aspectos importantes para a diminuição da criminalidade e o aumento da sensação de segurança é a conexão de proximidade com a comunidade, que a Polícia Militar busca através dos programas institucionais. No ano de 2024, as ações realizadas pela corporação impactaram milhares de cidadãos em Brusque. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou um total de 2.335 alunos. Outros projetos relevantes são a Transitolândia, onde mais de duas mil crianças adquiriram conhecimentos sobre como agir no trânsito, e o Programa Estudante Cidadão que formou 400 alunos.

Ainda com relação aos programas institucionais, foram realizadas 754 visitas escolares nas 62 escolas integrantes do programa, assim como 363 atendimentos do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, e o acompanhamento de 121 Redes de Vizinhos.

O comandante do 18° BPM, tenente-coronel PM Pedro Carlos Machado Júnior, destaca que “foi muito importante o uso da inteligência policial e trabalho estatístico para organizar o policiamento e realocar as viaturas em locais onde ocorriam crimes, com o intuito de preveni-los. A participação da comunidade nas denúncias e pedidos de policiamento também serviu para orientar o trabalho policial e aumentar a eficiência das guarnições. Além disso, o grande número de cumprimentos de Mandados de Prisão, bem como o expressivo aumento das prisões em flagrante contribuíram para reduzir a circulação de infratores e dirimir a sensação de impunidade em nossa cidade, fator que também foi preponderante para os ótimos números de segurança pública que atingimos”, finalizou.

Os policiais militares do 18º BPM seguirá cumprindo seu dever na preservação da ordem pública e na proteção das pessoas e do patrimônio da sociedade brusquense, sendo um parceiro para todos os momentos e necessidades da população. Contem sempre como a Polícia Militar de Santa Catarina.

Publicidade
WhatsApp chat