Reajuste do piso único da categoria ficou 80% acima da inflação
O Sindicato dos Empregados em Hotéis, Restaurantes e Bares de Brusque e Região (SETHOBRU) celebrou mais uma conquista histórica para os trabalhadores do setor com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025 que garante o reajuste de 7,33% no piso salarial e 6,5% para quem ganha acima do piso. Os reajustes beneficiam todos os trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes, churrascarias, cafeterias, fast foods, cozinhas industriais e hospitalares, entre outros.
Com o novo reajuste, o piso salarial da categoria foi fixado em R$ 2.125,00, consolidando-se como o maior piso aplicado de forma única em todo o estado de Santa Catarina. Este reajuste representa um aumento real de 80% acima do INPC, que foi de 4,09% no período de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
Trabalhadores que recebem salários superiores ao piso também foram contemplados com um aumento real, fruto da intensa negociação entre o SETHOBRU e o Sindisol (sindicato patronal).
Os reajustes salariais devem ser aplicados já na folha de pagamento referente a este mês, que é paga no início do mês de janeiro, em todas as cidades que fazem parte da base territorial do SETHOBRU: Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista.
“Sentimos-nos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido, valorizando essa classe que tanto trabalha para bem atender os setores de turismo e hospitalidade de nossa base de representação”, afirma o presidente do SETHOBRU, Joci Luís de Souza. Ele destaca que o aumento real é mais uma demonstração de que o sindicato mantém um compromisso firme com a categoria. “Essa convenção reafirma nosso empenho em garantir ganhos reais e reconhecimento para os trabalhadores, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, complementa.
Impacto no setor de turismo e hospitalidade
Os benefícios conquistados por meio da nova convenção coletiva impactam diretamente trabalhadores de setores variados, como hotéis, restaurantes, bares, cozinhas industriais, lanchonetes, fast foods, e até mesmo profissionais que atuam em navios-hotéis e plataformas. A valorização salarial fortalece não apenas a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também a excelência nos serviços prestados à população e aos turistas que visitam a região.
Quem será beneficiado pelo reajuste?
A partir do próximo pagamento, o reajuste deve ser aplicado aos trabalhadores dos seguintes setores:
- Hotéis, motéis, apart-hotéis, dormitórios, hospedarias, pensões e casas de cômodos;
- Restaurantes, churrascarias, lancherias, lanchonetes e cafeterias;
- Confeitarias, sorveterias, rotisserias, pizzarias e buffets;
- Botequins, bares (incluindo bares dançantes, de vitaminas, boates e casas de chope);
- Pastelarias, salsicharias, casas de sucos e tendinhas;
- Campings, cozinhas industriais e hospitalares;
- Lanchonetes de supermercados, padarias e afins;
- Trabalhadores em navios-hotéis, plataformas e similares.
Com o reajuste de:
- Piso salarial fixado em R$ 2.125,00 (reajuste de 7,33%);
- Aumento de 6,5% para quem recebe acima do piso salarial.
Mais um ano de conquistas
Segundo o presidente do SETHOBRU, este é mais um ano consecutivo em que o sindicato garante ganhos reais acima da inflação para a categoria. A assinatura da convenção coletiva de 2024-2025 representa um marco na defesa dos direitos trabalhistas e na valorização dos profissionais que fazem a diferença no setor de turismo e hospitalidade.
Com esse acordo, o sindicato reforça sua posição como uma das entidades mais atuantes e comprometidas do estado, sempre em busca de garantir mais benefícios e reconhecimento para seus representados.