O Hospital Azambuja, referência em saúde para Brusque e região, celebra um ano marcado por grandes conquistas e avanços nos serviços prestados à população. Em 2024, a instituição consolidou sua posição como uma das mais importantes do estado de Santa Catarina, ampliando sua oferta de serviços de alta complexidade, investindo em novas tecnologias e melhorando a infraestrutura para todos os pacientes.
Entre os principais avanços, destaca-se a habilitação do Hospital Azambuja como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular junto ao Ministério da Saúde. A portaria, oficializada em março, representa um marco na história da instituição, que passou a realizar cirurgias cardiovasculares, procedimentos de hemodinâmica e intervenções em cardiologia com custeio federal. De acordo com o gestor hospitalar Gilberto Bastiani, essa habilitação “ampliou o alcance dos serviços e fortaleceu a capacidade do hospital em atender pacientes que aguardam procedimentos cardíacos de alta complexidade, com qualidade e eficiência”.
Ainda na área cardiológica, o hospital inaugurou o Ambulatório Cardiológico, um espaço moderno e equipado que passou a oferecer consultas e exames de alta precisão, como eletrocardiograma, holter, MAPA e ecocardiograma. Além disso, o hospital também iniciou o Pronto Atendimento Cardiológico no Espaço de Saúde Azambuja, garantindo agilidade no atendimento a pacientes sintomáticos.
Outro marco importante foi o credenciamento de cinco leitos para pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), um avanço essencial para a região. Com o credenciamento, o hospital oferece tratamento emergencial, reduzindo os índices de mortalidade e incapacidades decorrentes do AVC.
Na área de ortopedia, o Hospital Azambuja realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de escoliose pelo SUS, beneficiando pacientes que antes precisavam se deslocar para outras cidades em busca do procedimento. Esse avanço foi possível graças ao credenciamento da instituição para cirurgias de Alta Complexidade em Ortopedia e Traumatologia.
Em outubro, o hospital deu um salto tecnológico ao anunciar a aquisição do robô cirúrgico da Vinci®, o mais avançado sistema de cirurgia robótica do mundo. Com previsão de chegada nos próximos meses, o equipamento tornará o Azambuja um dos primeiros hospitais de Santa Catarina a oferecer cirurgias robóticas, trazendo mais precisão e recuperação mais rápida aos pacientes.
Além disso, o ano de 2024 também marcou a inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), um investimento essencial para a comunidade. A nova unidade, que aguarda habilitação do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos via SUS, foi viabilizada com apoio estadual e recursos próprios do hospital, para oferecer tratamentos completos e atendimento humanizado aos pacientes oncológicos da região. O diretor administrativo, Pe. Nélio Roberto Schwanke, enfatiza a importância da unidade. “A UNACON simboliza esperança para nossa comunidade, permitindo que os pacientes recebam cuidados especializados perto de suas casas”.
Também neste ano, o Hospital Azambuja avançou significativamente nas obras da nova torre de alta complexidade, um projeto essencial para ampliar e modernizar os serviços oferecidos à população. “Em 2025, entregaremos à comunidade mais esta importante obra, que vai aumentar a capacidade de atendimento à população de Brusque e região”, afirma Bastiani. A estrutura de seis andares e sete mil metros quadrados contará com um centro cirúrgico ampliado, passando de seis para 12 salas, além de 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI Neonatal para cuidados avançados e seis para cuidados intermediários. O projeto também incluirá novos leitos de enfermaria, um lactário, uma Central de Material Esterilizado, um heliponto e áreas de suporte técnico. O primeiro dos seis andares já foi concluído e destinado à instalação da UNACON. Com a finalização da nova torre e seus serviços ampliados, cerca de 400 mil habitantes de Brusque e de toda a região serão beneficiados, reafirmando o compromisso do Azambuja em oferecer atendimento de alta complexidade com excelência e acessibilidade.
Ainda na parte de infraestrutura, o hospital avançou com a reforma dos 45 quartos que abrigam os 130 leitos destinados a pacientes do SUS. O projeto foi viabilizado graças à mobilização do empresariado local, que arrecadou R$ 3,9 milhões em recursos. Os quartos já concluídos, foram totalmente renovados com novos pisos, banheiros adaptados para PCDs, camas elétricas e mobiliário moderno.
Outro destaque de 2024 foi o pioneirismo do hospital ao realizar procedimentos inéditos na Hemodinâmica, o que vem acontecendo desde a inauguração do serviço na instituição. Dentre eles, o tratamento de aneurisma de aorta paravisceral. A intervenção de alta complexidade, realizada pela equipe de cirurgia vascular, foi um marco no atendimento especializado oferecido na unidade.
Avanços em prol da comunidade
Com 122 anos de história, o Hospital Azambuja é um dos principais pilares da saúde pública em Brusque e região. Reconhecido como referência em procedimentos de alta complexidade, como ortopedia, cirurgia bariátrica e cardiologia, a instituição integra a rede de unidades beneficiadas pelo Programa de Valorização dos Hospitais e mantém uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade em diversas especialidades.
“Este foi um ano de inovações significativas, reafirmando nosso compromisso com a excelência no cuidado e com o bem-estar da comunidade”, enfatiza Bastiani.
“As portas do nosso hospital estão sempre abertas para atender com respeito e dedicação. Trabalhamos todos os dias para garantir que cada paciente se sinta cuidado e valorizado. Todos os avanços, tecnologias, serviços e benfeitorias têm o propósito de melhorar o atendimento à população de Brusque e região, reafirmando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos”, complementa Pe. Nélio.