Termo foi assinado nesta terça-feira, 27 de novembro
Visando oferecer mais de dois mil exames para rastreio do câncer de mama e do colo de útero, na tarde desta terça-feira (27) o Município de Brusque assinou um termo de cooperação técnica com o Sesc, com o objetivo de ofertar à população um caminhão para o serviço da Saúde da Mulher de fevereiro a abril de 2025.
Os profissionais serão custeados pelo próprio Sesc e a contrapartida do município será hospedá-los e fornecer outros subsídios.
A meta é que esse programa venha ampliar o acesso a esses exames. O caminhão ficará 60 dias fixos em frente a Policlínica. Atualmente, a Atenção Primária e a Rede Feminina tem cada vez mais aumentando os exames de rastreio, mas, mesmo assim, é necessário atingir mais mulheres. “A região sul é a segunda do Brasil com maior número de casos, e está havendo um aumento no número de diagnósticos em estágios avançados da doença”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa.
As chances de cura do câncer de mama e de colo de útero, quando detectado precocemente, é de 95%. Por isso, o acesso aos exames a mulheres é fundamental. O custo para o município com o programa será em torno de R$ 24 mil. Somente a compra de exames de mamografia custaria em torno de R$ 50 mil. Fora a economia, ainda haverá a oferta de mais de mil exames preventivos e várias alças de educação em saúde.