19.1 C
Brusque
sábado, novembro 23, 2024
InícioNotíciasGeralProjeto pelo fim da jornada 6 x 1 foi tema de matéria...

Projeto pelo fim da jornada 6 x 1 foi tema de matéria no Jornal da Diplomata

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Brusque e foi realizado na terça feira, 19 de novembro a noite para o qual segundo o superintendente do Ministério em Santa Catarina foram convidados segmentos laborais e patronais. O objetivo segundo o convite expedido foi de prestar esclarecimentos e colher subsídios para a ação institucional da pasta em relação ao assunto dio qual trata o projeto de emenda parlamentar

A deputada Erika Hilton (SP), líder do Psol, busca conseguir 171 assinaturas para poder apresentar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a duração do trabalho de até oito horas diárias e 36 semanais, com jornada de quatro dias por semana e três de descanso.

Outra proposta já em tramitação na Câmara (PEC 221/19), do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal do trabalhador brasileiro. Essa redução terá prazo de dez anos para se concretizar. O texto do deputado está na Comissão de Constituição e Justiça à espera de um relator desde março.

Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada deva ser de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que viabiliza o trabalho por seis dias com um dia de descanso.

O coordenador regional do trabalho e emprego em Santa Catarina, Paulo Eccel falou sobre os objetivos do encontro, assim como a representante o Fórum Sindical no encontro Marli Leandro, que também falou sobre a proposta e quais os rumos, que a discussão sobre o assunto deve seguir.

Durante o jantar em comemoração aos 90 anos da ACIBr que aconteceu no último dia 18 de novembro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Marcelo Gevaerd, também se manifestou sobre o assunto, para ele não é o momento de discursões nesse sentido e justificou o posicionamento do sindicato.

No mesmo evento ou seja no jantar da ACIBr que aconteceu na noite anterior ao encontro do MT.Sc a Diplomata FM também ouviu o Senador Catarinense Esperidião Amim que foi categórico em afirmar que neste momento não há espaço para se discutir redução da Jornada de Trabalho.

Acompanhe na integra o áudio das entrevistas.

Publicidade
WhatsApp chat