A diretora municipal de saúde, Carol Maçaneiro, falou no Programa da Hora desta quarta-feira, 23. Em destaque a 2ª edição da Gincana da Imunização.
Programa da Hora – Primeiro Bloco
Programa da Hora – Segundo Bloco
O Programa Nacional de Imunização (PNI) é referência mundial. O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único do Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que ofertam de maneira universal um rol extenso e abrangente de imunobiológicos. Porém, a alta taxa de cobertura, que sempre foi sua principal característica, vem caindo nos últimos anos surgindo a necessidade da ampla divulgação das ações de imunização para evitar o ressurgimento de doenças imunopreviníveis como o sarampo.
A cobertura de vacinação constitui objeto da atenção de gestores e profissionais do SUS e é nessa perspetiva que se insere a necessidade e a oportunidade de uma proposta de vigilância ativa das atividades de vacinação na rede de saúde. A proposta da vigilância Epidemiológica em conjunto com o NEPSHU(Núcleo de Educação Permanente em Saúde), a Atenção Primária e Secretaria de Educação municipal, é fomentar atividades que promovam a imunização ampliando esta cobertura no município.
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:
– Aumentar o indicador de cobertura vacinal no município de Brusque/SC;
– Intensificar as ações de vacinação nas escolas e empresas;
– Incentivar as equipes de APS em relação a ações de imunização em seus territórios;