19.2 C
Brusque
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioNotíciasGeralArtigo científico desenvolvido por professor e estudante da UNIFEBE é publicado em...

Artigo científico desenvolvido por professor e estudante da UNIFEBE é publicado em Congresso de Engenharia Mecânica

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Trabalho foi apresentado em Natal, no Rio Grande do Norte

A UNIFEBE foi representada em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, durante o XII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. No evento, o professor Julio Cesar Frantz apresentou o artigo científico sobre robótica educacional, “Braço robótico impresso em 3D para ensino em ambientes Maker e Steam”, desenvolvido com o egresso de Engenharia Mecânica da instituição, Luiz Carlos Santana de Freitas. 

O trabalho

O artigo apresenta a produção de um braço robótico, alinhado à Cultura Maker, com o intuito de impulsionar o movimento educacional STEAM. Para chegar ao resultado, os autores buscaram e selecionaram um projeto de robô já existente. Com base na revisão bibliográfica sobre o tema, os pesquisadores compraram o material e desenvolveram um protótipo, por meio de impressão 3D, desde a montagem do hardware, programação do Arduino e conexão com IoT utilizando ESP32. O resultado do trabalho é um robô com 5 graus de liberdade e um efetuador final em formato de garra, capaz de ser controlado via aplicativo Wi-Fi, e utilizado no processo de ensino tanto para alunos quanto para docentes e entusiastas.

O objetivo da pesquisa, explica o egresso Luiz Carlos, era criar um braço robótico que pudesse ser reproduzido com baixo custo e utilizado no processo de ensino-aprendizagem, utilizando a abordagem STEAM que, em português, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e envolve as cinco áreas do conhecimento na aplicação de projetos, além da cultura maker, uma metodologia prática que instiga a criatividade e a inovação. “Utilizando esse protótipo é possível mostrar como é feito o modelamento, a simulação computacional, montagem, configuração e impressão 3D, parte básica de ajustagem, eletrônica, soldagem. Ou seja, é possível abordar vários componentes do que traz a Metodologia Steam”, elucida.

Luiz lembra que o artigo foi desenvolvido no final da Graduação em Engenharia Mecânica, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e que, mesmo fora da universidade, o trabalho representa um vínculo com a instituição e um compromisso de um desenvolvimento contínuo. “Este é o terceiro artigo que publico em um congresso na área e tive a oportunidade de vivenciar muito disso na graduação. O envolvimento com a iniciação científica foi uma parte muito importante, que sempre teve relevância para mim e eu acredito que, projetos como esses, possibilitam esse envolvimento com a universidade e, de certa forma, estar contribuindo também com a sociedade”, avalia Luiz.

O Congresso

Promovido pela Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica (ABCM), o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica foi realizado este ano em Natal, no Rio Grande do Norte e teve como tema central Ciência e Engenharia para o Futuro. “Participar de eventos como este é sempre enriquecedor, pois, além de conhecer novas pessoas, temos a oportunidade de ver de perto as pesquisas inovadoras que estão sendo desenvolvidas no Brasil. A ciência brasileira é uma potência, e é em congressos como este que percebemos a grandiosidade do nosso trabalho. Agradeço imensamente o apoio da UNIFEBE para a participação no evento que reuniu professores e estudantes dos principais cursos de Engenharia Mecânica do país”, destaca o professor e autor do trabalho, Julio Cesar Frantz.

O reconhecimento nacional do projeto desenvolvido na UNIFEBE, fruto do trabalho de Conclusão de Curso de um acadêmico e do envolvimento do professor com o tema, foi parabenizado pelo coordenador de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professor Wallace de Nóbrega Lopo. “Para ser aprovado num congresso nacional como este, o trabalho acadêmico passa por uma série de análises minuciosas, nas quais os avaliadores verificam, além do conteúdo técnico, a relevância para a sociedade. Resultados como este, vêm comprovar o propósito da nossa instituição: formar profissionais de excelência”, conclui o professor.

Publicidade
WhatsApp chat