25.3 C
Brusque
domingo, novembro 24, 2024
InícioNotíciasGeralLançamento em Brusque inicia os festejos dos 150 anos da Grande Imigração...

Lançamento em Brusque inicia os festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875-2025)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A comunidade italiana inicia mobilização Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025. Em evento realizado no Colégio Cônsul Carlos Renaux na noite desta quinta-feira, 02, foi lançado a logomarca que será símbolo da data do sesquicentenário do movimento imigratório.

As ações são organizadas pela comissão que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, que conta com diversos movimentos italianos espalhados pelo estado, através de círculos que difundem a tradição, a língua e o intercâmbio entre os países, com destaque para os comitês no exterior e o consulado Geral da Itália para os Estados do PR e SC.

O lançamento da logomarca foi realizado em Brusque considerada a importância do município como polo imigratório. O município foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, e recebeu a primeira leva de imigrantes italianos em 4 de julho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre trentinos, vênetos e lombardos.

Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população.  Além disso, mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana.

O organizador do evento, Márcio Fumagalli, destacou a importância do evento.

Em entrevista traduzida por Marcio Fumagalli, a Cônsul Geral da Itália para os Estados do PR e SC, Eugenia Tiziana Berti comentou sobre a importância da programação de comemoração aos 150 anos, bem como outros assuntos no fortalecimento do intercâmbio entre Santa Catarina com o Consulado Italiano.

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, coordenador da comissão organizadora, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, esteve presente no evento e falou sobre a importância da programação.

A reitora da UNIFEBE, Rosemari Glatz, que integra aComissão Organizadora dos Festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025, falou ao Jornal da Diplomata.

O diretor do Colégio Cônsul, Otto Grimm, que sediou o evento Comissão Organizadora dos Festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025, falou ao Jornal da Diplomata.

O presidente dos comitês Paraná-Santa Catarina, Eduardo Benetti, falou ao Jornal da Diplomata.

Publicidade
WhatsApp chat