A habilitação do Hospital Azambuja para realizar atendimento oncológico foi tema de uma reunião em Brasília, nesta quarta-feira, 10. Além de diretores do Hospital Arquidiocesano (Hospital Azambuja), integraram a comitiva brusquense: Paulo Roberto Mellão Filho, Assessor de Convênios, e o suplente de vereador Cedenir Simom, PT.
O encontro ocorreu com Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, com a participação da deputada Ana Paula Lima, PT.
O objetivo da reunião foi coordenar ampliar o atendimento oncológico na região, através do hospital, que busca pela habilitação dos serviços especializados. A deputada Ana Paula Lima destacou a urgência do cadastramento do Hospital de Azambuja como centro oncológico para atender a demanda de Brusque e região, que abrange cerca de 235 mil pessoas.
“Atualmente, os pacientes precisam se deslocar até Blumenau e Itajaí para tratamento, o que resulta em longas jornadas e grande desgaste físico e emocional. Por exemplo, um paciente de Botuverá, a 15 km de Brusque, precisa sair às 4h da manhã e, após um dia de tratamento, ainda enfrenta mais 2 horas de viagem de volta”, disse a deputada Ana Paula Lima.