O Programa da Hora recebeu na quarta-feira dia, 12 de junho Erika Mateus assistente social, e Lucimara Ana Somense responsável pelo acolhimento e ouvidoria do Hospital
Aberta há 10 meses para acolher familiares da UTI Neo e UTI Pediátrica, a Casa de Acolhimento já atendeu mais de 110 pessoas. “Por alguma vulnerabilidade, acolhemos também familiares da UTI Adulto, sempre passando por uma entrevista social”, explica a responsável pelo acolhimento no IMAS/Imigrantes, Lucimara Somensi.
A Casa fica anexa ao prédio principal do hospital e acomoda 12 pessoas. Além disso, conta com três poltronas fora dos quartos para descanso. “Recebemos acompanhantes, principalmente mães e pais de todo o Estado. Adquirimos mais quatro camas e vamos aumentar a capacidade de hospedagem no local”, ressalta.
De acordo com Lucimara, o espaço conta com cozinha equipada com utensílios que facilitam o dia a dia dos acompanhantes, como microondas. A Casa também conta com lavanderia, máquina de lavar, centrífuga e varais. “A centrífuga foi doação de pais que ficaram aqui conosco, como forma de agradecimento e para auxiliar aqueles que viessem depois”, conta.
A responsável pelo Acolhimento reitera que para se hospedar na Casa é preciso passar por uma Entrevista Social. “Já tivemos pais que ficaram em hotel, pois tinham condições de arcar com a despesa, para não tirar a vaga de uma família que precisasse mais”, revela.
Acompanhe a entrevista completa.