O padre Fernando Teckler falou ao Programa da Hora nesta segunda-feira, 03, sobre o Convento Sagrado Coração de Jesus: há 100 anos formando discípulos do coração.
Junho será histórico para a comunidade católica de Brusque e região: neste mês, o Convento Sagrado Coração de Jesus comemora 100 anos. Fundada em 3 de junho de 1924, há um século a casa desempenha um papel importante na formação de padres e religiosos vindos de todo o Brasil.
E essa jornada centenária é compartilhada com duas instituições educacionais da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: o Colégio e a Faculdade São Luiz.
“As três instituições educacionais (convento, colégio e faculdade) são irmãs, pois se unem na busca pela verdade e pelo conhecimento, desempenhando um papel vital, tão caro a padre Dehon, no compromisso com a formação integral das nossas crianças, adolescentes, jovens e, desses jovens, aqueles que almejam à vida religiosa/sacerdotal”, destaca o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.
Ele ressalta que a unidade entre o Convento, o Colégio e a Faculdade é um testemunho da força que reside na colaboração e na solidariedade. “Juntos, compartilhamos uma visão comum do carisma dehoniano: o amor e a reparação na busca da excelência acadêmica e formativa, enraizada nos valores éticos e espirituais que moldam não apenas nossos estudantes, mas também a sociedade em que vivemos”.
União das instituições
O diretor do Convento, padre Zaqueu Suczeck destaca a contribuição da casa de formação para a Faculdade São Luiz. Ele explica que na década de 1930, o convento passou a receber frateres, que precisavam estudar Filosofia, o que deu origem ao curso da Faculdade São Luiz, o mais antigo de Santa Catarina.