O coordenador Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBR, Associação Comercial e Industrial de Brusque, Valter Floriani, falou ao Jornal da Diplomata, na manhã desta sexta-feira, 31. Em destaque os preparativos para realizado do EcoPonto, no dia 5 junho, com o centro de coleta no SESC, na Avenida Arno Carlos Gracher. Conforme Floriani, são nove anos de realização do EcoPonto, que integra anualmente a Semana do Meio Ambiente. O alvo do Eco Ponto é fazer reciclagem reversa de resíduos como lâmpadas, baterias, eletrônicos e pilhas.
Em parceria com empresas licenciadas pela legislação ambiental. Além do EcoPonto, o núcleo realiza junto ao SESC atividades educacionais para promover a consciência ambiental das crianças.
No dia do EcoPonto, 5 de junho, o funcionamento será das 9h às 16h, com equipes que farão o registro técnico de todo os materiais recolhidos. As empresas licenciadas ficarão encarregadas de realizarem a destinação correta e processo de reciclagem.
Acompanhe a entrevista.
Saiba mais
A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) é parceira do projeto e supervisiona o recebimento e a destinação dos resíduos. A empresa Cidade Limpa, associada ao Núcleo, está licenciada para o armazenamento temporário dos resíduos coletados. De lá, o lixo eletrônico segue para Florianópolis, as lâmpadas para Balneário Camboriú e as pilhas e baterias para São Paulo, através de uma parceria com as empresas Irmãos Fischer e Renaux View.
A iniciativa, desenvolvida desde 2015, visa atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos, e facilitar para a comunidade o descarte correto de resíduos que podem contaminar severamente o meio ambiente.