Encontro foi motivado após tentativa de assalto a aluna durante treino na segunda-feira
O Grupo de Corrida do Bay, representado pelo educador físico José Armando Vasquez Soto ‘Bay’ e por cinco atletas, realizou uma reunião com o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Pedro Machado Júnior, na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, a fim de solicitar uma atenção da PM para as avenidas Beira Rio. Importantes vias do município de Brusque, utilizadas pela população para a prática de atividades físicas, o local foi cenário de uma tentativa de assalto sofrida por uma atleta do Grupo do Bay, na manhã da última segunda-feira, o que motivou o agendamento da reunião. O encontro contou com a presença do vereador Rick Zanatta, que enalteceu o trabalho que a Polícia Militar realiza no município, mesmo diante da dificuldade de efetivo policial e lamentou o ocorrido com a atleta do Grupo.
Na oportunidade, o treinador Bay ressaltou a importância das avenidas para a prática da corrida de rua, já que são um espaço propício para treinos. “As duas avenidas Beira Rio são sensacionais para os trabalhos de corrida e vimos com muita frequência a população utilizar estes espaços também para suas caminhadas, suas atividades e até mesmo para se deslocarem aos seus trabalhos. E gostaríamos de solicitar este apoio da PM a respeito de uma maior atenção a essas avenidas, pois entendemos que isso refletirá em uma maior segurança não só aos nossos alunos, mas de todas as demais assessorias esportivas que temos na cidade e de toda a população, que utiliza estas vias”, comentou.
O comandante da PM lamentou o fato ocorrido com a atleta do Grupo e ressaltou que rondas nas avenidas Beira Rio passarão a ser feitas por viaturas da Polícia. “As avenidas são vias de acesso a vários bairros da cidade, então faremos rondas em diversos horários do dia, nos deslocamentos das nossas viaturas, para acompanharmos a movimentação nesses espaços”, garantiu.
Durante a reunião, os atletas do Grupo tiraram dúvidas com o comandante e relataram diversas questões, inclusive a abordagem de moradores de rua e o que fazer em cada situação.
Ao final do encontro, o educador físico Bay agradeceu ao comando da PM pela receptividade em atender o Grupo e pela pronta-resposta com as rondas policiais que passarão a ocorrer. “Sabemos que a Polícia Militar realiza um trabalho muito bom no município de Brusque e queremos que a nossa cidade continue sendo um lugar seguro para todos, para os nossos alunos e para todas as pessoas. Ficamos muito satisfeitos com este encontro, em saber que a PM colocará a partir de agora as avenidas Beira Rio em suas rotas de rondas policiais”, complementou.
Dicas de segurança
O tenente-coronel também alertou sobre a importância das pessoas ligarem para o 190, da Polícia Militar, caso sejam vítimas de alguma abordagem criminosa. “Muitas vezes o fato não chega até nós, as pessoas acabam não ligando para o 190, então nossa recomendação é que sempre, nesse tipo de situação, nos liguem, pois é importante que a informação chegue rápido, para que possamos dar uma resposta mais efetiva”, ressalta.
Segundo o comandante, ao ter a ocorrência registrada pela ligação ao 190, a PM consegue levantar mais informações, buscar as características físicas dos suspeitos e imagens de câmeras de segurança, que irão facilitar no trabalho de investigação e identificação. Além disso, é sempre importante também fazer o Boletim de Ocorrência.
Outra dica compartilhada pelo tenente-coronel Pedro, é para que sejam evitados locais com menor movimentação, no caso da Beira Rio, os trechos finais: próximo ao Maluche onde se inicia a estrada de barro e após a rótula da Unifebe.
O comandante também alertou para uma outra dica de segurança: evitar estar sozinho durante os treinos, caso não seja possível, permanecer em trechos mais movimentados.