19.1 C
Brusque
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioNotíciasGeralProtocolo do Corpo de Bombeiros para o atendimento a pessoas com Transtorno...

Protocolo do Corpo de Bombeiros para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é destaque no Jornal da Diplomata

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – CMBSC, em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), criou o primeiro protocolo padrão de atendimento voltado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação passa a ser incorporada pelas guarnições, através da capacitação das tropas de bombeiros militares, agentes da Defesa Civil, e bombeiros comunitários.

 A iniciativa teve início na terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do diagnóstico, e é a primeira do país neste modelo, conforme a instituição. O objetivo é que os socorristas estejam preparados para lidar com possíveis intercorrências no atendimento de crianças e adultos atípicos. O protocolo foi encaminhado para a rede interna para que os 2,6 mil bombeiros militares tenham acesso.A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas diagnosticadas com o TEA no mundo, sendo 2 milhões só no Brasil.

Para falar sobre o tema, falou ao Jornal da Diplomata, nesta quinta-feira, 11, a Cabo Patrícia, da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque e região, sobre o padrão modelo que passará a ser adotado.

Acompanhe a entrevista.

Publicidade
WhatsApp chat