Há 50 anos iniciou o acolhimento ao paciente renal. A Associação Renal Vida, fundada em 06 de fevereiro de 2003, veio com o objetivo único de oferecer um tratamento digno para as pessoas e com o tempo a missão se expandiu a promover a saúde e melhorar a vida das pessoas.
Até pela longevidade da população, que com seus novos hábitos alimentares e de saúde, infelizmente acabam facilitando a escalada da doença renal que, nos últimos anos, tem sido reconhecida como um problema de saúde pública mundial. Segundo a associação brasileira dos centros de diálise e transplante, abcdt, 10% da população padece de algum tipo de doença renal crônica. Com sedes em Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do sul e Timbó, atendemos a 75 municípios catarinenses, além de realizarmos o acompanhamento pré e pós-transplante de vidas de todo território nacional. Dia 11 de março é o Dia Mundial do Rim, com campanhas de conscientização da importância da saúde renal.
Unidade Brusque – localizada próximo ao Hospital Azambuja.
Antes da incorporação da Renal Vida, em janeiro de 2020, a Nefroclínica de Brusque era administrada pela Dra. Ana Bela de Barros Palazzo e sua qualificada equipe, desde 1993. E como a unidade é a única da cidade que oferece o serviço de hemodiálise, mesmo com a reforma, não paramos as atividades.
Para falar sobre o trabalho e a demanda local estiveram no Jornal da Diplomata, a enfermeira da Renal Vida, Daniela Bussulo, e a nutricionista da instituição, Caroline Pozzi Vanelli.