Série Especial Janeiro Branco | Saúde Mental: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde Mental é a capacidade de alcançar e manter um bom funcionamento psicossocial e um estado de bem estar em níveis ótimos. Está relacionada com a capacidade de compreender e interpretar o meio em que está inserido, a fim de que adaptações sejam feitas, se necessário. O conceito de Saúde Mental está diretamente relacionado à capacidade de adaptação.
75% dos transtornos mentais se iniciam na infância e adolescência e metade deles ocorrem até os 14 anos. A adolescência é um momento crítico, mas a infância tem uma protagonismo importante nesses casos.
Para falar sobre o assunto, o Jornal da Diplomata recebeu, em entrevista ao vivo, a Psicóloga Agata Carine Pereira Majoni. Confira a entrevista na íntegra!
Sinais de Alerta na saúde mental das crianças atendidas na APS
São sinais aos quais profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários) devem estar atentos:
Regressões no desenvolvimento
Deficiências (com destaque para a intelectual)
Comportamento suicida na infância
Diminuição no rendimento escolar, dificuldade no aprendizado
Mudanças de comportamento (auto agressão, mudanças na desenvoltura), comportamentos antissociais
Dificuldades de relacionamento, agitação, hiperatividade, comportamentos desafiadores, medos e tristezas
Dificuldades com o sono
Dificuldades com a alimentação
Queixas somáticas
Uso abusivo de drogas, alucinações e pseudo-alucinações e lesões autoprovocadas
Destacam-se a importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar e a importância da saúde física como influenciadora da saúde mental e vice-versa.
Crianças muito quietas devem levantar alguma suspeita ou exigir maior atenção da equipe de saúde?