O Conselho Municipal de Saúde de Brusque – COMUSA, confirmou, nesta quarta-feira, 1º de novembro, a deliberação que manifesta o apoio do órgão à habilitação de estabelecimentos de saúde para oferta de serviços de oncologia no município de Brusque. A moção foi assinada e divulgada pelo presidente do Comusa, Robson Zunino, atual presidente.
Entre as considerações que levaram o órgão a se manifestar, está o fato de Brusque contar com estabelecimentos de saúde (hospitais), que atuam de maneira regional, atendendo municípios vizinhos de saúde de média e alta complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além, disso, o órgão considerou, ainda, que a prestação dos serviços de oncologia no município beneficiará não somente a população de Brusque, mas, de toda a sua região de abrangência, trazendo alívio e conforto aos pacientes acometidos com essa enfermidade.
Vale lembrar que a deliberação, relacionada à elaboração de uma moção por parte do Conselho na reunião ordinária do órgão no dia 19 de outubro, já havia sido aprovada por unanimidade.
Naquela ocasião, esteve em pauta a habilitação para Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), compreendendo o Serviço de quimioterapia e as habilitações em Hospital geral de cirurgia oncológica, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, Unidade com Serviço de Oncologia Pediátrica, Oncologia Cirúrgica Hospitalar, junto à Secretaria Estadual de Saúde, do Imigrantes Hospital e Maternidade, filial do Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS).
Confira o documento na íntegra: