Neste final de semana, o educador físico Leandro Maccari disputa o Campeonato Catarinense de Supino e Levantamento Terra, em Ilhota. Atualmente, Leandro é professor de musculação na Viva Sport Academia.
O que muitos alunos não sabem é que Maccari foi atleta profissional de powerlifting.
No esporte de força, com 1,58m e 60kg, Leandro foi formado numa das mais respeitadas escolas – sendo aluno e integrante da equipe do mestre Gerson Doria, tornando-se um verdadeiro multicampeão. Natural de Santo André-SP, no reduto da academia do mestre Doria, Leandro deu os primeiros passos no powerlifting, que consiste nos três movimentos básicos – levantamento terra, agachamento e supino. Técnica e força, norteiam obrigatoriamente o movimento validado pela comissão julgadora.
Com passagens pela seleção brasileira, títulos nacionais e sul-americanos, Leandro já representou o Brasil em dois campeonatos mundiais. De 1996 a 2010, foram muitas conquistas, colecionado 16 títulos paulistas, 15 títulos brasileiros, 2 Sul-Americanos, um vice campeonato pan-americano, batendo na época recordes paulistas e recordes brasileiro dentro do powerlifting.
Com o progresso na carreira, Maccari foi convidado para integrar a delegação brasileira no mundial disputado na Ucrânia e Áustria.
“Seria uma grande surpresa e muito orgulho. Com a ajuda do André Doria, Paulo Tritto e Júlio Conrado, consegui superar todos os obstáculos possíveis, conquistando o 8º e 10º lugar dentro da minha categoria no mundial”, comentou. Em 2009 disputou uma competição pela equipe de Blumenau.
Em 2010, ele sofreu uma lesão na coluna enquanto fazia o movimento de agachamento, com 280kg, que o fez paralisar a carreira no esporte. Ficaram as recordações da conquistas e a época de ouro do esporte de força, quando nas academias convencionais os movimentos, como Levantamento Terra, não eram tão habituais. Nos dias de hoje, o exercício se tornou referência e tem sido motivo de preocupação dos profissionais, em razão da complexidade do movimento.
Com o passar do tempo, as competições foram ficando para trás, enquanto Maccari seguia sua paixão pelo esporte, e pela formação em educação física. Atualmente com vida agitada, o cuidado com o filho, estudos para formação profissional e a atuação como professor na Viva Sport Academia, acabaram por reascender a chama da competição. A retomada, desde o momento de recuperação da lesão até os dias de hoje, exigiu do ex-atleta muita superação física e mental, sendo hoje inspiração.
Nos tempos atuais, o levantamento terra tem se popularizado nas academias convencionais, mas precisa de orientações técnicas e muitos cuidados com a execução. Motivado para retornar, após 13 anos, Leandro iniciou a preparação no mês de julho, com acompanhamento do colega e professor Richard Henrique, no auxílio técnico e suporte durante os treinos. Além de Richard, Leandro ainda recebe orientação técnica do professor Paulo Tritto, em conexão com escola paulista.
“Estou treinando muito e focado pra esse campeonato, administrando a ansiedade de retornar aos palcos desse esporte que tanto amo. Quero agradecer apoio da minha família, filho, todos da academia Viva, Paulo Tritto que mesmo em Itanhaém-SP vem me ajudando e me orientando. Ao professor Richard que vem me auxiliando e ajudando nos treinos desde que surgiu a oportunidade”, frisou.
Leandro, irá participar na categoria até 66 kg – Máster 1. Pelo visto, será uma volta para futuras competições.