O Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, é dedicado a celebrações religiosas como missas, cultos e orações. Neste dia, os cemitérios de Brusque, Guabiruba e Botuverá estarão abertos para visitação e a expectativa é que recebam milhares de pessoas, desde os dias que antecedem o feriado, para a manutenção e limpeza das sepulturas. São nesses locais da cidade a maior movimentação do feriado de 2 de novembro por conta das visitas de familiares e amigos de quem já partiu.
Brusque possui 11 cemitérios e, entre eles, o Parque da Saudade possui a maior demanda de sepultamentos da cidade. A média fica entre 400 a 500 sepultamentos ao ano.
Conforme Mara Juciane Souza Pereira, chefe do Cemitério Municipal Parque da Saudade, o local está preparado para receber as milhares de pessoas que devem visitar as sepulturas de seus entes queridos neste feriado. “O cemitério recebeu roça e brita nos corredores, está capinado, todas as sepulturas estão fechadas, procuramos ter todo cuidado para evitar a dengue, entre outros cuidados”, ressalta. Mara orienta a população sobre os cuidados que ajudam a manter o Parque bem cuidado. “Principalmente cuidar com os vasos de maneira que não acumule água e insetos, e no dia 2 pedimos que as pessoas tenham calma, procure estacionar nos locais reservados aos veículos, e não nos corredores, porque ali é local de passagem de pedestres, também”, reforça.
Desde a inauguração do cemitério municipal na década de 1970, já foram feitos cerca de 33 mil sepultamentos no espaço. Mara destaca que hoje, a realidade é cada vez menos espaço.
Ao longo deste ano, o cemitério recebeu diversas melhorias, como a construção do muro da ala infantil, calçada, restauração de sepulturas devolvidas e construção de muro e calçadas ao lado do Bruschal. Conforme o setor de Obras, responsável pela manutenção do Parque, o cemitério recebe manutenção constante.
Confira programação das celebrações religiosas e alteração no trânsito para o Dia de Finados
As celebrações acontecerão ao longo do dia em todas as comunidades que possuem cemitérios nos bairros.
Capela da Ressurreição, no Parque da Saudade, haverá seis missas ao longo do dia, nos seguintes horários: 7h, 8h30, 10h, 14h, 15h30 e 17h.
Paróquia Bom Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Culto no Cemitério Evangélico, Centro, às 7h
Paróquia São José, de Botuverá
Matriz – 8h
Águas Negras – Missa no cemitério às 8h
Ribeirão do Ouro – Missa no Cemitério às 9h30
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Guabiruba
Comunidades Matriz, São Pedro e São Cristóvão – 7h com bênção no cemitério
Comunidades São Vendelino, Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus – 9h30
Matriz às 16h Imaculada Conceição – não haverá bênção no cemitério
Paróquia Santa Catarina – Dom Joaquim
Missa às 8h30 no Cemitério São José. Os portões do cemitério estarão abertos das 7h às 19h
Comunidade São João Batista – 8h
Comunidade São Pedro – 9h30
Comunidade São José Operário – 19h
Santuário de Azambuja – Azambuja
Igreja de Azambuja – 19h
Cemitério Municipal Parque da Saudade – 7h, 8h30, 10h, 14h, 15h30 e 17h
Paróquia São Luís Gonzaga – Centro
Matriz – 19h
Comunidade Sagrado Coração de Jesus – 8h30
Comunidade São João Batista – 8h30
Cemitério Municipal Parque da Saudade – 7h, 8h30, 10h, 14h, 15h30 e 17h
Paróquia Santa Teresinha
Matriz – 7h, 9h e 16h
Limoeiro, missa no cemitério – 8h30
Limeira Alta, missa no cemitério – 8h30
Paróquia São Judas Tadeu – Águas Claras
Missas na Matriz – 6h, 9h, 19h
Alteração de trânsito para o Dia de Finados no Cemitério Municipal Parque da Saudade
O setor de trânsito de Brusque realiza no dia 2 de novembro alterações na circulação de veículos nas imediações do Cemitério Municipal Parque da Saudade.
Neste dia, os veículos poderão acessar o cemitério pelas vias Bulcão Viana, Ricardo Knihs e José Erbs. Em frente ao estacionamento do cemitério, o acesso permanecerá com sentido duplo, ficando proibido seguir em direção ao Centro pela Rua Bulcão Viana. A diretoria ainda destaca que nas ruas Bulcão Viana, Ricardo Knihs e José Erbs, proximidades do cemitério, serão implantadas placas de proibição de estacionamento para permitir uma melhor fluidez do trânsito. Conforme destaca o diretor de trânsito, Renato Bianchi.