A Faculdade São Luiz realiza entre os dias 4 a 6 de outubro, o 21º Simpósio de Filosofia. Esta será a segunda edição do evento que discutirá as contribuições da filósofa alemã Edith Stein para a educação e a psicologia.
Na manhã desta segunda-feira, 2, o vice-diretor da Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, falou ao Jornal da Diplomata.
A entrada no 21º Simpósio de Filosofia é gratuita e aberta à comunidade. Apenas as pessoas que buscam pelo certificado de participação devem fazer a inscrição antecipadamente, no site www.saoluiz.com.br.
Sobre Edith Stein
Edith Theresa Hedwing Stein foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.
Programação
Quarta-feira, 4 de outubro
19h15 – abertura do simpósio
19h30 – conferência “A visão educativa de Edith Stein”, com a dra. Patrícia de Lima Teixeira
20h30 – debate aberto
21h30 – encerramento
Quinta-feira, 5 de outubro
8h às 11h30 – minicurso “As contribuições de Edith Stein para a formação de educadores”, com a dra. Patrícia de Lima Teixeira
14h às 17h – comunicações
19h30 – conferência “A psicologia ‘com alma’ segundo Edith Stein”, com o dr. Acchiles Gonçalves Coelho Júnior
20h30 – debate
21h30 – encerramento
Sexta-feira, 6 de outubro
8h às 11h30 – minicurso “Contribuições de Edith Stein para o atendimento psicológico”, com o dr. Acchiles Gonçalves Coelho Júnior
11h30 – encerramento do 21º Simpósio de Filosofia